terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Tendinite

O que é tendinite?

É uma inflamação no tendão. A causa mais comum é um grande número de repetições de um mesmo movimento, também chamado de LER – Lesão por Esforço Repetitivo. É comum em pessoas que realizam a mesma tarefa várias vezes ao dia, como trabalhadores de linhas de montagem, ou operadores e usuários de computadores. Além da chamada LER, outras causas para tendinite são:

• traumas mecânicos,
• doenças reumatológicas,
• infecções, doenças do sistema imunológico,
• distúrbios metabólicos, entre outros.

Sintomas

Os sintomas são variados, mas incluem dor e inchaço, dificuldade de movimento e perda gradual de força muscular.

Como se trata?

Dependendo da gravidade da tendinite, a tratamento pode variar desde o uso de antiinflamatórios até a imobilização do membro afetado. Após o tratamento, o paciente deve iniciar sessões de fisioterapia, para acelerar o processo de cura.

Como se evita?

Através de atividades de PREVENÇÃO.

Identificando profissões ou funções onde o risco de tendinite seja alto, e iniciando trabalhos de prevenção, como pausas programadas durante o expediente, acompanhadas de exercícios de alongamento. Esta iniciativa reduz significativamente o absenteísmo (faltas ao trabalho), além de promover maior motivação dos funcionários.

Se o problema já está instaurado, deve-se seguir o tratamento à risca: fazer o uso correto dos medicamentos indicados pelo médico e a realizar todas as sessões de fisioterapia recomendadas.

É importante lembrar que casos de tendinite mal cuidada, ou mal curada, certamente, irão evoluir até ser necessária intervenção cirúrgica, portanto a prevenção e tratamento correto não devem ser negligenciados.

Fonte: Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário