A espécie de bactérias Streptococcus mutans constitui apenas 0.1 % da biomassa que reside em sua boca (curiosidade: 100 trilhões de bactérias vivem lá) mas é o caso principal de danos. Os outros 99.9% são constituídos de bactérias inofensivas e até mesmo benéficas à nossa saúde. Para poupar essas bactérias inofensivas da morte na hora da lavagem, um grupo de pesquisas do Centro de Tecnologia Colgate junto com a UCLA Escola de Odontologia desenvolveu um limpador bucal que mata apenas S. mutans e o faz de forma eficaz.
O estudo, foi publicado em novembro no questionário da revista Carries Research, envolvendo 12 voluntários que bochecharam com uma solução contendo um “específico alvo peptídeo anti-microbiano”. Após um simples enxágüe os S. mutans foram completamente exterminados e os pacientes permaneceram livres dessa bactéria pela duração dos quatro dias de estudo. O restante das bactérias foi deixado intacto.
Obviamente, um teste de mais de 12 pessoas será necessário para obter a aprovação do FDA. É por isso que mais estudos já estão agendados para o início de Março. Se ganhar essa aprovação do FDA, esse limpador bucal pode ser maior que o fluor – você não precisará mais escovar os dentes.
“Com essa nova tecnologia antimicrobiana temos a expectativa de eliminar problemas dentários em nossas vidas” Dr Wenyuan Shi, presidente da seção oral biológica da UCLA, disse por escrito.
Fonte: Gizmodo
Este limpador não é muito interessante para Dentistas pois a demanda de pacientes seria reduzido, indústrias que ganham milhões com a venda de insumos para restaurações e tratamentos dentário também não ficarão felizes.
ResponderExcluirEspero que este produto seja aprovado e logo esteja nas prateleiras dos supermercados...