Pular para o conteúdo principal

Novo Limpador Bucal Pode Eliminar Cáries “Dentro de Nossas Vidas"

Uma simples espécie de bactéria é responsável pelas cáries. Mas até agora, limpadores bucais têm trabalhado esterilizando sua boca como um inteiro. Mas por que matar todas as bactérias se você pode matar apenas as que são prejudiciais? Isso é exatamente o que a Colgate tem feito e o resultado pode significar o fim das cáries – para sempre.

A espécie de bactérias Streptococcus mutans constitui apenas 0.1 % da biomassa que reside em sua boca (curiosidade: 100 trilhões de bactérias vivem lá) mas é o caso principal de danos. Os outros 99.9% são constituídos de bactérias inofensivas e até mesmo benéficas à nossa saúde. Para poupar essas bactérias inofensivas da morte na hora da lavagem, um grupo de pesquisas do Centro de Tecnologia Colgate junto com a UCLA Escola de Odontologia desenvolveu um limpador bucal que mata apenas S. mutans e o faz de forma eficaz.

O estudo, foi publicado em novembro no questionário da revista Carries Research, envolvendo 12 voluntários que bochecharam com uma solução contendo um “específico alvo peptídeo  anti-microbiano”. Após um simples enxágüe os S. mutans foram completamente exterminados e os pacientes permaneceram livres dessa bactéria pela duração dos quatro dias de estudo. O restante das bactérias foi deixado intacto.

Obviamente, um teste de mais de 12 pessoas será necessário para obter a aprovação do FDA. É por isso que mais estudos já estão agendados para o início de Março. Se ganhar essa aprovação do FDA, esse limpador bucal pode ser maior que o fluor – você não precisará mais escovar os dentes.

“Com essa nova tecnologia antimicrobiana temos a expectativa de eliminar problemas dentários em nossas vidas” Dr Wenyuan Shi, presidente da seção oral biológica da UCLA, disse por escrito.

Fonte: Gizmodo

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.


Comentários

  1. Este limpador não é muito interessante para Dentistas pois a demanda de pacientes seria reduzido, indústrias que ganham milhões com a venda de insumos para restaurações e tratamentos dentário também não ficarão felizes.

    Espero que este produto seja aprovado e logo esteja nas prateleiras dos supermercados...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Todos nós já ouvimos falar sobre doenças sexualmente transmissíveis , sabemos que é um problema alarmante, por isso é sempre bom manter os olhos abertos e se cuidar, afinal de contas nos dias de hoje, com tanta informação e métodos para prevenção não podemos dar chance ao azar. As DST’s são variadas , citaremos algumas e falaremos um pouco de cada para deixar você leitor a par de cada uma delas. AIDS (HIV) – A Aids é a doença sexualmente transmissível mais conhecida e também a mais preocupante . Até hoje não foi descoberta a cura para este vírus, apenas medicamentos para controlá-lo. Os sintomas variam, alguns deles: forte febre, diarréia, feridas na pele; Sífilis – É uma doença que se caracteriza por lesões na pele e mucosas. 60% dos casos acontecem nos homens e a sífilis se não for tratada pode causar a morte . Gonorréia – Sintomas da gonorréia são ardência ao urinar e febre baixa. O combate vem com a higiene adequada ao local e uso de medicamentos. A gonorréia precisa s