sexta-feira, 16 de março de 2012

Auto-Exame da Mama

Importância

O índice de câncer de mama nas últimas décadas no Brasil aumentou 68 % do que era antes. Hoje em dia, o câncer representa a maior taxa de mortalidade entre mulheres de 40 a 69 anos de idade. Aproximadamente 80 % dos tumores são detectados pelas mulheres durante o auto-exame da mama.

O que é?

O auto-exame de mama é um exame que a mulher pode fazer em si mesma, de preferência mensalmente, com o propósito de verificar a presença de câncer nos seios. A maior parte dos casos de câncer de mama são descobertos através deste exame. Quando a doença é descoberta e tratada cedo, as chances de cura aumentam consideravelmente.


O que procurar?

Quando fizer o exame da mama, a mulher deve procurar ondulações, caroços, chegar a espessura dos seios e checar se a mama está liberando algum tipo de líquido.

Quando fazer?

Recomenda-se que o exame seja feito uma vez por mês, logo após o termino do período menstrual da mulher. Se a mulher já teve a menopausa ou teve histerectomia, deve fazer o exame também uma vez por mês, mas sem data certa. Porém é necessário que todos os meses ela faça o exame no mesmo dia. Exemplo: Todo dia 11 .

Como fazer?

Passo 1: Fala o exame no chuveiro, pois com seus dedos e corpo molhados, há um deslize maior e uma maior facilidade de achar alguma diferença. Com os dedos esticados, percorra todo o seu seio procurando alguma anormalidade.

Passo 2: Fique em frente ao espelho de sua casa e olhe seus seios. Primeiro com os braços esticados ao lado do corpo, depois com as mãos na cabeça e por ultimo com as duas mão apertando a cintura.

Passo 3: Examine seu seio com a mão oposta (exemplo, seio direito com a mão esquerda) enquanto estiver sentada ou de pé. Faça de forma circular, partindo do centro até a parte de fora.

Passo 4: Faça a mesma coisa do passo número 3, porém agora, faça deitada.

Passo 5: Aperte o mamilo de cada seio gentilmente entre o polegar e o dedo indicador. Fale para seu médico imediatamente caso ocorra alguma descarga de fluido.

Não tenha medo

Muitas mulheres têm medo e até vergonha de fazer este exame, porém não é preciso. Este exame é muito importante e ele previne e detecta a maior parte dos casos de câncer de mama nas mulheres.
Quando procurar um médico?
Quando achar algo de anormal em seu seio, visite seu médico. Caso não tenha, procure um perto de você no site do HelpSaúde. Um especialista pode dizer melhor sobre o que você encontrou de diferente em seu corpo.

ATENÇÃO:

O que é recomendado pelos médicos e pelo Ministério da Saúde, é que as mulheres façam um exame mais completo como a mamografia e/ou ultrassonografia mamária com acompanhamento médico. Mamografia é o método diagnóstico do câncer de mama que utiliza raios-X, sendo atualmente o mais eficaz para a detecção precoce do câncer.


Fonte: Editoria HelpSaúde.

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário