Pular para o conteúdo principal

12 de Maio - Dia do Enfermeiro


ORIGEM DA DATA 

Comemoramos no dia 12 de maio o DIA DO ENFERMEIRO, em referência a Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, onde seus pais britânicos residiam temporariamente. Com a nacionalidade inglesa, Florence Nightingale, estudou em uma instituição protestante na Alemanha.

Voltando a Londres, foi a responsável pela Enfermagem Moderna, a Reforma do Sistema de Saúde e, consequentemente, da Profissão de ENFERMEIRO que conhecemos hoje.

Em Londres foi superintendente de um hospital de caridade e durante a Guerra da Criméia (1854-1856) foi enfermeira-chefe do exercito britânico, em Scutari, na Turquia, onde constatou que a falta de higiene aumentava a taxa de mortalidade dos soldados.

A partir de então, desenvolveu um trabalho de assistência aos feridos, organizando um Hospital de Campanha que cuidou de mais de dois mil feridos e tornou-se conhecido em toda a frente de batalha, reduzindo a taxa de mortalidade no seu hospital militar de 42,7 % para 2,2%.

Voltando a Londres, com seu trabalho reconhecido, passou a lutar pela reforma do sistema militar de saúde e como pioneira na utilização do Modelo Biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos.

Educada por seu pai, aprendeu latim, grego, italiano, alemão, história, filosofia e matemática e com esses conhecimentos de matemática, utilizava a estatística para o entendimento de qualquer problema social e introduziu no ramo a utilização de gráficos, para a melhor compreensão de todos, contribuindo para o crescimento da nova ciência da estatística.

Esta extraordinária mulher fundou a Primeira Escola de Enfermagem do mundo, em 1860, no Hospital de St. Thomas, em Londres e publicou 2 livros. Faleceu aos 90 anos de idade.

A ENFERMAGEM

Pode-se dizer que a ENFERMAGEM "é a arte de cuidar", uma ciência voltada especificamente ao ser humano, individualmente, em família ou em comunidade, promovendo, protegendo, reabilitando e recuperando a saúde.
O objetivo da enfermagem é manter o paciente nas melhores condições possíveis.  Os conhecimentos que fundamentam esta profissão são basicamente a filosofia, a ciência e a tecnologia e a ética.

O ENFERMEIRO

No Brasil, é um profissional da área de saúde, de nível superior, preparado para atuar em todas as áreas: assistencial, administrativa e gerencial. Na área educacional, o profissional de enfermagem qualificado pode exercer a função de mestre, preparando os profissionais do futuro.

O Enfermeiro pode optar por especializações, dependendo do seu perfil e afinidade, dentre elas:

Enfermagem Geral: Especialização geral da carreira de enfermagem consiste no trabalho de cuidar dos pacientes dentro do hospital, acompanhando a evolução de suas doenças e realizando procedimentos clínicos.

Enfermagem Geriátrica: Especialização da enfermagem que cuida de idosos, o enfermeiro pode atender em clínicas especializadas, em hospitais ou então trabalhando na casa dos pacientes. Trabalha auxiliando os profissionais de geriatria.

Enfermagem Médico Cirúrgica: Nesta especialização o enfermeiro trabalha preparando os pacientes para cirurgias e também cuidados dos pacientes depois que saem das cirurgias. Trabalha auxiliando os cirurgiões.

Enfermagem Pediátrica: Especialização onde o enfermeiro atua atendendo a crianças nos hospitais. O enfermeiro pediátrico também pode atuar cuidando de recém-nascidos, administrando incubadoras de bebês e orientando os pais quanto a técnicas saudáveis. Trabalha auxiliando os profissionais de pediatria.

Enfermagem de Resgate: É o profissional que trabalha em carros de resgate prestando socorros a vítimas de acidentes, incêndios e todo tipo de fatalidade urbana. Trabalha auxiliando os paramédicos e os bombeiros.

Enfermagem do Trabalho: Atua nas empresas cuidando de funcionários acidentados ou então que tenham sofrido alguma lesão relacionada ao trabalho (L.E.R.) Trabalham também com prevenção, especificando equipamentos de segurança para a diretoria e também para tornar o ambiente de trabalho sempre mais saudável em todos os sentidos.

Ao indagarmos o que é um ENFERMEIRO, a resposta é muito utilizada, simples e genuína: “É gente que cuida de gente”.



Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros