sexta-feira, 18 de maio de 2012

Declínio dos casos de dengue no país


De acordo com dados do Ministério Público, os casos de dengue no país caíram 44% em relação ao mesmo período em 2011. Até o quarto mês de 2012, foi registrada uma diminuição de 221.786 casos em comparação com o ano anterior. O resultado satisfatório deve-se a grande campanha informativa feita pelo governo, a fim de alertar a população para esse perigo antes da época de epidemia.

A dengue é causada por um vírus, e transmitida pelo mosquito Aedes aegypt. A doença se propaga principalmente nas estações do verão e da primavera. Ela pode ser observada de duas formas, a dengue convencional, que se caracteriza pela dor de cabeça, febre, mal estar e dores nas articulações, e a dengue hemorrágica, que além desses sintomas, causa hemorragias e pode acabar acarretando na morte do doente.

Os dados do MP também apontam para um outro fator positivo: o número de casos graves de dengue caiu 87%. Esse número é positivo, pois além do menor número de mortes, isso acarreta numa menor demanda por tratamentos de dengue dentro dos hospitais brasileiros. Assim, diminui-se as confusões e filas de espera, dando prioridade a outros casos mais graves e com mais urgência.

O projeto governamental no combate a dengue foi inovador. Pela primeira vez, os municípios que tivessem melhor resultado no combate ao mosquito, teriam maior número de recursos repassados. Só em 2011 foram repassados R$92,8 milhões de reais a 1.158 municípios. A continuação do projeto continua no segundo semestre deste ano, época em que a epidemia não se manifesta. Para o MP, o número baixo de chuvas no início do ano não é um dos fatores que causaram a diminuição, e que é fundamental a manutenção na diminuição no número de casos graves da doença.

Embora haja muita comemoração, seis estados brasileiros verificaram aumento nos casos: Tocantins, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e Mato Grosso. É preciso aumentar as campanhas informativas para que haja o mesmo efeito que nos outros estados brasileiros. É necessário que cada um continue fazendo a sua parte para o que os casos de dengue continuem caindo.

Fonte: Editoria HelpSaúde.

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário