quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Gravidez e a Malhação


A GRAVIDEZ CHEGOU:
E A MALHAÇÃO?

A mulher contemporânea em idade fértil geralmente está antenada para a ATIVIDADE FÍSICA. Essa mulher moderna procura não descuidar da forma física. Mas quando a gravidez chega? O que fazer?

Não há motivos para preocupações. A gestante que pratica exercícios físicos já está cuidando da sua saúde e da saúde do seu bebê. Exercícios físicos são recomendados pelos médicos durante toda a gravidez de mulheres saudáveis.

A AVALIAÇÃO DO OBSTETRA

Logo na primeira consulta pré-natal é importante ser avaliada pelo obstetra. Ele é o profissional indicado para orientar a gestante quanto ao tipo de atividade física que a gestante já pratica, adaptando à sua nova condição. É natural que ele solicite alguns exames a fim de liberar ou não a malhação.

Já às mulheres de vida sedentária, o indicado é iniciar a prática da atividade física a partir da 12ª semana de gravidez.

Esportista ou sedentária, a futura mamãe pode e deve realizar as atividades até o parto, desde que a atividade seja reduzida paulatinamente nas últimas semanas da gravidez.

ESCOLHENDO UMA ATIVIDADE FÍSICA

Nada de esportes violentos ou que causem fadiga, cansaço. Os exercícios devem ser mais brandos.
No caso da gestante acostumada às academias, ela deve procurar o seu EDUCADOR FÍSICO e preparar uma série específica para a sua gravidez, seguindo as orientações do OBSTETRA.

Atividades físicas diminuem o ganho de peso durante a gestação, ajudam a obter bem estar, ajudando o organismo com as mudanças que ocorrem durante este período e auxiliando na profilaxia de varizes e dores nas costas.

Portanto, é preciso que a gestante tenha afinidade com a atividade escolhida para que esta possa ser praticada com regularidade e torne a sua gravidez mais satisfatória.

As atividades mais recomendadas são as seguintes:

- Musculação (seguindo a orientação do instrutor);
- Alongamento,
- Ioga;
- Natação;
- Hidroginástica;
- bicicleta, e
- caminhada.

ATENÇÃO AOS RISCOS

Caso sinta dor no abdômen ou no peito, inchaço nas mãos, face ou pés, perceber redução da atividade do feto, dores no púbis ou quadris, ardência ao urinar, febre, sangramento e falta de ar, interrompa os exercícios e procure o seu obstetra.

ATIVIDADES FÍSICAS SÃO CONTRA INDICADAS A:

- gestantes com hipertensão;
- parto prematuro anterior;
- sangramentos frequentes;
- mulheres com diabetes tipo 1;
- anemia;
- histórico de abortos espontâneos;
- Mulheres com obesidade excessiva, entre outros.

BENEFÍCIOS PARA A MAMÃE

- evita a chance do desenvolvimento de doenças;
- melhora a resistência;
- aumenta a flexibilidade muscular (o que ajuda a suportar o peso do bebê, melhorar a postura e consequentemente as dores nas costas);
- diminuiu bastante o risco de desenvolver diabete gestacional;
- previne a depressão pós-parto;
- diminui complicações obstetrícias;
- reduz a pressão arterial;
- melhora a estima e o stress, e
- diminui a duração do parto.

BENEFÍCIOS PARA O BEBÊ 

Segundo a Sociedade Americana de Fisiologia, a atividade física na gestação traz benefícios muito importantes para os bebês, pois melhoram sua saúde vascular.

Pesquisadores mediram a frequência cardíaca e variações durante a gestação de bebês cujas mães praticam atividades físicas leves ao menos 3 vezes por semana. De acordo com os resultados, os exercícios da mãe diminuíam as taxas de batimento cardíaco em descanso do bebê, um sinal de boa saúde.

A gestante deve iniciar a atividade física de forma lenta e gradual, beber muito líquido antes de se exercitar, alimentar-se ao menos 2 h antes do exercício e respeitar seus limites praticando a atividade apenas se estiver se sentindo bem.



Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário