terça-feira, 26 de junho de 2012

Dia internacional contra o abuso e tráfico ilícito de drogas


A venda e o consumo de substâncias ilícitas é um problema que atinge todas as partes do mundo. Além de ser prejudicial a saúde, o consumo ilegal ainda causa outros danos a sociedade, como os aumentos da violência e da lavagem de dinheiro. Com base nessa situação, a ONU decidiu instituir o dia 26 de junho como o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.


Nessa data, os dados coletados sobre o tráfico de drogas são compilados, e cria-se uma base de estudo. Observa-se os resultados em relação ao ano anterior, descobre que problema em relação ao tráfico e ao consumo aumento ou diminuiu. As métricas feitas a partir dessas informações são essenciais para que medidas sejam tomadas contra esse problema.  De acordo com uma análise feita em 2007, o comércio mundial de drogas movimenta 322 bilhões de dólares por ano.

Provisões contra a lavagem do dinheiro e contra o desvio de precursores químicos;  apoio logístico para a cooperação internacional na extradição de traficantes; entregas e transferência controladas de produtos e ações educacionais e preventivas são algumas das medidas que dão suporte ao compromisso de combate ao crime internacional ratificado pela Declaração do Milênio. Essa declaração foi sancionada em 2000, e teve a adesão de 191 países.

Links relacionados:


Fonte: Editoria HelpSaúde.


Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.

Um comentário:

  1. todo abuso é desnecessário e com certeza te prejudica!!

    Dr. Fabio Corsini Motta - ABQ:0486
    Instituto Paulista de Quiropraxia - IPQ
    Tel.: 11-9466-2260

    ResponderExcluir