Pular para o conteúdo principal

Ampliando o debate sobre a defesa profissional


Especialista em Direito Médico, o perito médico-judicial Luiz Carlos Prestes Jr. defende que os profissionais e as sociedades estejam mais atentos ao aumento no número de processos contra médicos. Nesta entrevista, ele fala, também, da relação do profissional com a mídia.

Diante dos constantes casos de erro médico veiculados pela mídia e o considerável aumento no número de processos contra médicos, contra consultórios e contra hospitais, registrados no Judiciário, profissionais de todo o país começam a dar mais atenção ao tema Defesa profissional. É o caso de Luiz Carlos Prestes Jr., perito médico-judicial, que vem estudando e se dedicando ao tema. Prestes dedicou seu trabalho de mestrado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) ao Direito Médico e acredita que, embora os profissionais e as sociedades médicas estejam mais atentos a este assunto, ainda há muito para se caminhar.

Nesta entrevista especial, Prestes fala sobre diversos aspectos que envolvem a “indústria do erro médico”: o papel da mídia, que julga e condena o profissional antes mesmo de uma investigação; a legislação vigente, que trata o relacionamento médico-paciente como uma relação típica de consumo; e o papel das instituições de ensino, que ainda não incorporaram o assunto na grade curricular dos cursos de graduação em Medicina. “O conhecimento do Direito Médico é, na atualidade, de extrema relevância na rotina profissional, principalmente porque não é um assunto abordado nos bancos de faculdade e, com isso, o jovem profissional acaba chegando ao mercado de trabalho desinformado quanto a essas questões”, afirma Prestes.

Veja a entrevista:

Qual a importância do tema defesa profissional para os médicos atualmente?

Luiz Carlos Prestes Jr. – A Medicina, hoje, no que tange à relação médico paciente, sofreu mudanças importantes, sobretudo após a promulgação da Constituição de 1988, do Código de Defesa do Consumidor e do próprio Código Civil. O paciente, hoje, procura a Justiça com muito mais frequência em busca de uma reparação, quando vê suas expectativas não atingidas, durante ou após um tratamento médico ou um exame. Portanto, os profissionais médicos vêm se preocupando muito mais com estas questões que abordam a defesa profissional, pois necessitam estar atualizados quanto aos principais temas que envolvem a responsabilidade civil médica.

O tema Direito médico entrou definitivamente na pauta das discussões médicas?

LCPJ – Sim, as sociedades médicas já inseriram, de forma definitiva e abrangente, o tema Direito médico nos seus congressos, jornadas e reuniões científicas. O conhecimento do direito médico é, na atualidade, de extrema relevância na rotina profissional, principalmente porque não é um assunto abordado nos bancos de faculdade e, com isso, o jovem profissional acaba chegando ao mercado de trabalho desinformado quanto a essas questões.

Como você vê o aumento do número de processos contra médicos?

LCPJ – Conforme já mencionado, houve um incremento de processos judiciais contra médicos. Isso foi motivado, não somente pela facilidade de acesso à Justiça em busca de uma indenização, mas pelo chamado “estado democrático de direito”, pautado nas legislações que, de certo modo, desfavorecem os profissionais médicos e, cada vez mais, os consideram como prestadores de serviços e os pacientes como consumidores. Não podemos também deixar de ressaltar que o modelo americano, com indenizações milionárias, principalmente relacionadas ao chamado “dano moral”, também influenciou o ajuizamento de grande número de ações judiciais no Brasil, nos mesmos moldes.

Como você avalia o número de casos repercutidos na mídia sobre problemas e erros médicos? Isso virou um modismo?

LCPJ – Sem dúvida, este é o resultado desse número elevado de ações judiciais, sendo considerado um tema de grande apelo comercial. Entretanto, a mídia, com a divulgação precoce dos “supostos erros médicos” e sem uma abordagem técnica ou o direito de defesa, tem praticado um desserviço à sociedade médica, pois divulga nomes de profissionais, hospitais e clínicas sem que o caso esteja devidamente apurado. Em minha opinião, só o fato de um profissional ter seu nome envolvido em um caso médico, divulgado na imprensa sem a devida apuração técnica, já representa uma condenação. Muitas vezes, fica posteriormente provado que outras circunstâncias e situações médicas estiveram presentes e isentaram a responsabilidade do profissional, a da sua equipe ou a do hospital em questão. Fatos estes que a mídia não tem interesse em divulgar.

Que instrumentos o médico possui para se prevenir contra processos?

LCPJ – Em primeiro lugar, o processo judicial não pode ser evitado, mas pode ser mais bem enfrentado, com uma defesa técnica robusta e bem documentada. Sabe-se que o prontuário médico é o instrumento de defesa do médico, quando bem elaborado. Portanto, o profissional médico deve dar uma importância especial ao correto preenchimento do prontuário, pois, sem dúvida, é o que o Judiciário se louva para reconstituir todos os momentos da conduta médica, o que será fundamentado pela perícia durante o processo. Da mesma forma, o relacionamento médico-paciente deve ser o mais adequado e documentado possível, no que concerne ao dever de informar tudo que está sendo praticado, sempre com a anuência do paciente e sua participação nas decisões médicas. Na ocorrência eventual de uma ação judicial, o médico deverá contratar um bom advogado, especializado em direito médico e que não deixe de ter um assistente técnico, que detém o conhecimento pericial da questão.

Como aumentar a conscientização dos médicos sobre o assunto? Você acredita que as faculdades e as escolas médicas precisam se posicionar melhor em relação ao tema?

LCPJ – Infelizmente, a maioria das faculdades de Medicina ainda não tem incluída em seu currículo a disciplina de direito médico, fato que motivou minha tese de mestrado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Entretanto, as sociedades médicas vêm se conscientizando da importância do assunto e abordando tais temas em seus encontros científicos. Cursos e seminários específicos sobre o tema vêm sendo realizados. A Revista DOC também publica artigos voltados para essa matéria, o que, sem dúvida, oferece valiosas informações aos profissionais médicos, para se embasarem nas questões de direito médico no exercício profissional. Já existe hoje uma vasta bibliografia específica, não só voltada para a ótica jurídica, mas também direcionada às questões técnicas das diversas especialidades.

Você sabia que através do HelpSaúde a quantidade de consultas e clientela podem aumentar? Prestador de saúde, cadastre-se grátis agora mesmo e atualize o seu perfil com telefone para contato e planos de saúde que atende, por exemplo.


Conteúdo fornecido pela Editora DOC, parceira do HelpSaúde.


DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Todos nós já ouvimos falar sobre doenças sexualmente transmissíveis , sabemos que é um problema alarmante, por isso é sempre bom manter os olhos abertos e se cuidar, afinal de contas nos dias de hoje, com tanta informação e métodos para prevenção não podemos dar chance ao azar. As DST’s são variadas , citaremos algumas e falaremos um pouco de cada para deixar você leitor a par de cada uma delas. AIDS (HIV) – A Aids é a doença sexualmente transmissível mais conhecida e também a mais preocupante . Até hoje não foi descoberta a cura para este vírus, apenas medicamentos para controlá-lo. Os sintomas variam, alguns deles: forte febre, diarréia, feridas na pele; Sífilis – É uma doença que se caracteriza por lesões na pele e mucosas. 60% dos casos acontecem nos homens e a sífilis se não for tratada pode causar a morte . Gonorréia – Sintomas da gonorréia são ardência ao urinar e febre baixa. O combate vem com a higiene adequada ao local e uso de medicamentos. A gonorréia precisa s