sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Ceia de Natal com Saúde? Sim!

Ceia de Natal = comilança, mas ela pode ser saudável, sabiam? O segredo está numa seleção inteligente dos pratos típicos. Mas o que não pode faltar na mesa? Peru, tender, chester, pernil, bacalhau, farofa, arroz, castanhas, amêndoas, frutas secas, panetone, rabanada, vinho, cerveja, espumante?

Como sempre a moderação é sempre bem-vinda, mas vamos às escolhas mais inteligentes: Entre as proteínas tradicionalmente consumidas no Natal, o melhor é ficar no peixe (seja ele bacalhau ou não) ou peru. Essas duas carnes são bem mais magras que o tender ou pernil e até mesmo que o chester.


As castanhas, amêndoas, avelãs, nozes são belisquetes obrigatórios e ontioxidantes poderosos, contendo o que os médicos chamam de 'gordura boa'. No entanto, quem não quiser engordar, deve consumí-las com moderação, pois são bastante calóricas.


Quanto aos carboidratos, farofa, arroz, batatas, o ideal é escolher apenas um. Componha seu prato com uma proteína magra, um tipo de carboidrato e uma saladinha.


Já os doces, aí é que complica. O ideal é evitar rabanadas, panetones, frutas secas, mas é difícil não? Aqui entra a moderação...


Se você e sua família têm o constume de consumir bebidas com álcool, o melhor seria fugir da cerveja, porque ela é normalmente consumida em grandes quantidades, o que significa muitas calorias. Os destilados também não são bons pois, apesar de consumidos em menores quantidades, são muito calóricos. O ideal é ficar no vinho e nos espumantes.

Contudo, não fiquem com grandes preocupações nutricionais nessa época do ano. O Natal é para se curtir a família, então preocupem-se muito apenas com a diversão! Feliz Natal pessoal!


Equipe HelpSaúde



DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário