sexta-feira, 31 de maio de 2013

Estresse Engorda?

Rajita Sinha, psicóloga e diretora do centro de estresse de Yale, explica que o estresse tem um papel fundamental no processo de ganho de peso. Em sua pesquisa ela demonstrou que as pessoas tendem, quando estão num momento estressante, a ter mais desejos relacionados à comida, e a não conseguir resistir a esses desejos. E os problemas não param por aí.

O estresse deixa o corpo em alerta, pronto para lutar ou fugir. Essa é uma resposta biológica padrão e primitiva, que libera o hormônio cortisol. Ele, por sua vez, faz nosso corpo liberar glicose e insulina, que suprem os músculos com a energia necessária para "lutar ou fugir". A insulina, diz ao corpo para "guardar" a glicose. E onde ela é guardada? Nos tecidos adiposos, como gordura. 
Ou seja, mais cortisol = mais insulina = mais gordura.


A solução?
O estresse, além de engordar, pode causar diversas outras doenças, então é importante tentar levar uma vida menos estressante. É claro que isso é mais simples dito que feito, mas busque fazer exercícios respiratórios, inspirando e expirando profundamente, para acalmar. Procure atividades que aliviem o estresse, que sejam prazerosas. É importante também consultar um médico, fazer exames de sangue para medir o nível de cortisol e, se puder, procure um psicólogo e faça terapia. Aproveite e já marque suas consultas pelo HelpSaúde!


Equipe HelpSaúde


Fonte: CNN Health



DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário