Pular para o conteúdo principal

Uso contínuo de Filtro Solar realmente faz diferença

Uma pesquisa conduzida na Austrália, país onde a exposição intensa ao sol é uma realidade, mostrou que usar filtro solar constantemente é realmente importante para a prevenção do envelhecimento da pele. A pesquisa fez com que 450 pessoas, entre 25 e 55 anos, usassem filtro solar o tempo todo, todos os dias, e outras 450 foram instruídas a continuarem com seus hábitos normais, que incluía o uso de filtro solar, só que esporadicamente. O resultado da pesquisa, que durou 4 anos e meio, foi claro: as pessoas que usaram protetor diariamente estavam com a pele muito mais macia, elástica e resistente, que os 450 que não tomaram o cuidado extra.

Há tempos os dermatologistas alertam seus pacientes a usarem protetor solar como medida de prevenção ao envelhecimento da pele, contudo, essa é a primeira vez que uma pesquisa de fato prova que o filtro solar tem efeito direto sobre o aspecto da pele.

A Dra Angela Haquim, dermatologista de Curitiba, PR, cadastrada no HelpSaúde, diz: "realmente é um estudo confiável e comprova o que há anos, nós dermatologistas, temos insistido nos consultórios. A prática de usar o protetor solar e fazer dele um hábito, é tão importante quanto beber água. Manter a pele saudável e jovem não só trará o benefício da beleza mas também a prevenção do câncer cutâneo. Contamos hoje com uma gama enorme de filtros solares... a indústria farmacêutica investiu muito na cosmética destes produtos, não existem mais motivos para dizer que um filtro solar te deixa com a pele oleosa ou com aspecto de fantasma."

A Dra Giuliana Wurthmann Piergallini, dermatologista de Mogi das Cruzes, SP, concorda com o relato acima e diz: "o uso do filtro solar é fundamental para prevenir o fotoenvelhecimento e o câncer de pele. Este trabalho só confirma o que os dermatologistas já recomendam: usar filtro solar diariamente com FPS de no mínimo 30 sendo aplicado pelo menos 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada 2 horas. Seu uso já é recomendado a partir dos seis meses de idade visto que a infância é a melhor época da vida para prevenir o aparecimento do câncer de pele e do fotoenvelhecimento. por isso, pratique esta recomendação e use seu filtro solar diariamente reaplicando-o com frequência. Torne disso um hábito diário, como escovar os dentes."

O estudo também mediu o impacto do beta caroteno sobre o envelhecimento da pele. Surpreendentemente, descobriram o beta caroteno, não parece prevenir o envelhecimento. Os pesquisadores explicaram que um filtro com fator de proteção 15, já filtra 92% dos raios UV. Alguém que normalmente se queimaria em 10 minutos, demora 150 minutos para se queimar se usar um protetor fator 15.

Na opinião da Dra Bruna Tuma, dermatologista de Londrina, PR"o uso regular de filtro solar, além de retardar o envelhecimento cutâneo, previne o câncer da pele. Na Austrália, o hábito do uso do filtro solar está arraigado na população devido à alta incidência de Melanoma, tipo mais grave de câncer da pele. Cabe a nós, dermatologistas, orientarmos e difundirmos a necessidade da adoção deste hábito no nosso país." 

No Brasil, onde temos verões com picos de temperatura entre 45 e 50 graus, a exposição ao sol é tão intensa ou maior que na Austrália. No entanto, nós não temos o hábito de sair de casa sempre com a pele protegida pelo filtro solar.  Dra Cláudia Arantes, dermatologista de Goiânia, alerta: "mais da metade da população brasileira se expõe ao sol sem proteção, sendo os homens mais descuidados do que as mulheres. A tarefa não é fácil! A fotoeducação se faz necessária e exige a cooperação das várias espacialidades médicas."  

 Essa pesquisa evidencia a importância de tornar disso um hábito, e os dermatologistas têm um papel fundamental na orientação do paciente.

A Dra Karen Von Kossel, dermatologista de São Paulo, SP, deixa a dica: "Hidratante facial diário com filtro solar FPS 15 (no inverno)  e  FPS 30 (no verão). Hoje já existem para cada tipo de pele (oleosa, mista ou seca) é agradável de passar, hidrata e protege o suficiente."


Cuidar da pele é fundamental, então marquem uma consulta com um dermatologista.




Fonte: Annals of Internal Medicine


DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Todos nós já ouvimos falar sobre doenças sexualmente transmissíveis , sabemos que é um problema alarmante, por isso é sempre bom manter os olhos abertos e se cuidar, afinal de contas nos dias de hoje, com tanta informação e métodos para prevenção não podemos dar chance ao azar. As DST’s são variadas , citaremos algumas e falaremos um pouco de cada para deixar você leitor a par de cada uma delas. AIDS (HIV) – A Aids é a doença sexualmente transmissível mais conhecida e também a mais preocupante . Até hoje não foi descoberta a cura para este vírus, apenas medicamentos para controlá-lo. Os sintomas variam, alguns deles: forte febre, diarréia, feridas na pele; Sífilis – É uma doença que se caracteriza por lesões na pele e mucosas. 60% dos casos acontecem nos homens e a sífilis se não for tratada pode causar a morte . Gonorréia – Sintomas da gonorréia são ardência ao urinar e febre baixa. O combate vem com a higiene adequada ao local e uso de medicamentos. A gonorréia precisa s