terça-feira, 18 de junho de 2013

Vinagre pode salvar vidas

Vinagre
Ao contrário do que podem pensar, esse não será mais um post com dicas de alimentação, mas sim sobre prevenção de câncer de colo de útero. Em alguns lugares do mundo, pacientes com câncer são tratados com medicamentos caros, e em outros lugares, países pobres e em desenvolvimento, muitas pessoas sequer sabem que têm câncer, pois não têm como fazer exames preventivos regulares.


Um estudo na Índia está investigando uma solução de baixo custo para lugares onde o exame preventivo, ou papanicolau, não é uma realidade. Por incrível que pareça, esfregar vinagre no colo do útero da paciente tem se mostrado uma solução simples e eficaz.

Cada ano, 500,000 casos de câncer são descobertos em todo o mundo e 250,000 terminam em fatalidade. Na Índia, por exemplo, não há programas preventivos de câncer de colo de útero, principalmente porque o papanicolau não é viável. Para fazer o exame preventivo, o ginecologista coleta células do colo do útero e as coloca num corante especial. Esse material é analisado e células anormais são procuradas. Na Índia, esses recursos não são encontrados facilmente e, por causa disso, 30% das mortes causadas por câncer de colo de útero ocorrem neste país. No Brasil, também não há iniciativas públicas para a prevenção deste tipo de câncer. Portanto, o pesquisador e médico Surendra Shastri, começou a elaborar um método visual simples para fazer a prevenção, um que não dependesse de um laboratório. Ele pegou emprestado um método usado no exame de colposcopia, onde se passa uma solução de 4% de vinagre no colo do útero da paciente e este é inspecionado visualmente.

Dentro de um minuto, a olho nu e com apenas o uso de uma luz, o médico consegue ver se há células anormais no colo do útero da paciente, pois estas tornam-se brancas. Isso ocorre, pois o ácido do vinagre faz com que a proteínas no núcleo das células anormais coagulem, e com isso, tornem-se facilmente visíveis e identificáveis.

O Dr Guilherme de Jesus, ginecologista do Rio de Janeiro, RJ, diz: "O vinagre, que também é um ácido, teria o mesmo efeito que o ácido acético a 5% que utilizamos no consultório, pois as células que apresentam anormalidades se tornam brancas. Com isso fica mais fácil identificar o local suspeito de lesão para o câncer de colo de útero e avaliar a possibilidade de biópsia da lesão, de acordo com características específicas. Este estudo é interessante para uso populacional em locais com baixo recurso, tanto que o exame seria realizado inicialmente por agentes de saúde e não necessariamente por médicos. Isto facilitaria o encaminhamento da paciente para um local especializado."

A opinião da Dra Renata Bonaccorso Lamego, ginecologista de São Paulo, SP é a seguinte: "o vinagre é composto por ácido acético, mesmo reagente utilizado no exame de colposcopia. Dessa forma, o uso dessa substância já é bastante consagrado para a detecção de lesões em colo uterino. Tal método portanto, poderia servir de triagem em países com extrema carência de materiais médicos específicos. No Brasil, a citologia oncótica (Papanicolaou) é o método preferencial de triagem para detecção de câncer de colo uterino, já que possui boa sensibilidade e é uma alternativa de baixo custo."

Com o uso deste simples teste, os pesquisadores observaram uma diminuição de 31% nas mortes causadas por câncer. O Dr Shastri acredita que o uso do vinagre pode prevenir 22,000 mortes, apenas na Índia. Imaginem se esse método passar a ser implementado em outros países pobres ou em desenvolvimento? Quantas mortes poderiam ser evitadas?

Visite um ginecologista e faça o preventivo!


Outros pareceres:

"Se existe um médico para inspecionar o colo uterino após a aplicação do vinagre, é mais do que factível a coleta do papanicolau. Este procedimento poderia ser feito por enfermeiras treinadas, sendo as laminas do papanicolau fixadas e enviadas a centros de referência para diagnose. No Brasil, a coleta do material é feita em todos os postos de saúde, sendo a colposcopia, incluindo o uso do ácido acético, realizada em quem tiver o papanicolau alterado."
Dr Elver Colombo - Ginecologista - São Paulo, SP



Fonte: CNN Health


DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário