segunda-feira, 1 de julho de 2013

Ômega-3 pode ajudar no tratamento da depressão?

Estudos mostram-se otimistas no tratamento da depressão, ansiedade e estresse com ácidos graxos ômega 3, e isto está despertando muita atenção na comunidade médica. Cerca de 60% do cérebro é composto por gordura, sendo o ômega-3 a principal. Quando a quantidade de ômega-3 ingerido na dieta é insuficiente, outras gorduras passam a atuar na composição da massa encefálica originando um desequilíbrio no metabolismo e saúde neuronal. Por exemplo, as membranas dos neurônios tornam-se mais rígidas e isso implica em demora na transmissão sináptica, consequentemente, o raciocínio torna-se mais lento e confuso prejudicando, inclusive, a memória.

Aumentar as quantidades de gordura ômega-3 na alimentação tem se mostrado capaz de atenuar esses problemas. As principais fontes de gordura ômega-3 provém dos peixes (salmão, linguado, pescada, peixe espada, ostras, sardinha, arenque e atum), estas constituem as gorduras conhecidas como EPA e DHA. Existe outro tipo de ômega-3 o ALA, presente na linhaça, tofu e óleo de canola, esta gordura tem de ser convertida em EPA e DHA para ser aproveitado pelo organismo. Uma vez que apenas 5% do total ingerido desse tipo de gordura é convertido com sucesso em DHA e EPA, torna-se inviável a substituição do peixe por qualquer outro produto.

O jeito então é abusar do sushi, sashimi e, para aqueles que não são fãs da culinária japonesa, restam os ensopados, assados e os sanduíches com atum, o importante é não tirar o peixe do cardápio.

por Dr Gustavo Otto Dotto Haupt

Marque online sua consulta médica já!


Conteúdo fornecido pelo Dr Gustavo Otto, cliente HelpSaúde, médico que atua na área de melhora de performance esportiva e nutrição.


DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário