sexta-feira, 25 de junho de 2010

26 de junho - Dia Internacional de Combate às Drogas

Há 23 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas. Essa campanha se torna indispensável, pois sabe-se que existem diversas formas de evitar e combater os prejuízos causados pelo consumo de drogas. Uma delas é através da conscientização.

A campanha normalmente traz palestras referentes à temática de dependência química, exposição de trabalhos, apresentação teatral, além de depoimentos de ex-dependentes químicos.

Atualmente, quase de 5% da população entre 15 e 64 anos usam drogas ilícitas pelo menos uma vez por ano. Cerca de metade dos usuários usa drogas regularmente; isto é, pelo menos uma vez por mês.

Segundo relatório do governo federal sobre o consumo de drogas, álcool e tabaco, 49% dos universitários brasileiros já experimentou algum tipo de droga ilícita.

É preciso compreender que as drogas são ilegais porque são um problema, e não, são um problema por serem ilegais. Os efeitos nocivos do consumo de drogas não afetam apenas os indivíduos que as consomem, mas também as pessoas que convivem com eles. As drogas não respeitam limites de classe social, raça ou ocupação, nem limites geográficos. Consumir ou não drogas é uma questão de opção.

É muito importante que essa campanha seja apoiada para que consiga fornecer às pessoas as informações de que necessitam para dizer não às drogas.

Não abra mão de cuidar da saúde. Encontre no HELP SAÚDE um profissional que possa lhe ajudar a combater este vício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário