Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns. Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor
O Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP criou uma emissora de televisão digital e interativa via internet que só trata de Saúde. Você assistirá entrevistas com Médicos do HC poderá interagir, opinar, sugerir.
ResponderExcluirTemos uma parceria com a TV CULTURA através do boletim da gripe Influenza A que só trata do assunto e produzimos diversos materiais sobre o tema veja o vídeo selecionado http://hctv.com.br/aula-de-saude e acesse busca em boletim da gripe para mais informações sobre o tema!
Depto de Divulgação HCTV
Conhecimento traz Saúde