Pular para o conteúdo principal

Combate a Hipertensão Arterial

Celebra-se no dia 26 de abril uma campanha que visa à prevenção e o combate à Hipertensão Arterial. Funciona como um alerta e uma conscientização da população sobre essa doença que já atinge 15 a 20 milhões de brasileiros.

Constata-se que só no Brasil, a Hipertensão Arterial mata anualmente 300 mil pessoas, 820 mortes diáriamente, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos.

O que é Hipertensão Arterial?

A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes internas das artérias devido ao trabalho do coração ao bombear o sangue. A hipertensão ocorre quando essa tensão está aumentada nos vasos sanguíneos, danificando-os e exercendo, dessa forma, um fator de risco para acidentes cardiovasculares e outras doenças.

No Brasil, devido a grande quantidade de sal consumida, 10 a 15% da população é hipertensa. O ideal é que a pessoa ingira de 6g a 8g de sal por dia, e a ingestão de sal dos brasileiros gira em torno de 15g.

Quais são as principais Causas da Hipertensão?

  • Consumo de sal: Quanto maior o consumo de sal, maior o risco da doença.
  • Consumo de álcool e tabaco: O consumo elevado tanto do álcool, como do tabaco, está associado ao aumento do risco.
  • Obesidade: O aumento do peso também se associa ao risco de hipertensão.
  • Sedentarismo: O baixo nível de atividade física aumenta o risco da doença.
  • Histórico familiar: Se tiver parentes que tenham hipertensão, as chances de se ter a doença aumentam.
  • Estresse: Se o indivíduo levar uma vida constantemente estressado, contribui para desenvolver a doença.
Como se Prevenir?

  • Use o mínimo de sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por temperos naturais como alho, salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho;
  • Moderar o consumo de álcool;
  • Modere o consumo de café;
  • Diminuir o consumo de bebidas açucaradas e dar preferência a adoçantes não calóricos;
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras;
  • Prefira o consumo de alimentos assados, crus e grelhados. Evitar frituras;
  • Aumente o consumo de peixes (atum, salmão, cavala, arenque) e limite o consumo de carnes vermelhas;
  • Consumir diariamente alimentos fonte de Cálcio, tais como: leite desnatado, queijos magros e vegetais verdes escuros;
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em potássio (K) e magnésio (Mg), tais como, damasco, banana, aipo, vegetais verdes, salsinha e alcachofra;

É importante destacar que a dieta é apenas uma das medidas para controle da pressão do hipertenso. Ela deve ser acompanhada da adoção de outros hábitos de vida saudável, tais como: prática de atividade física regular, abandono do tabagismo, ingestão moderada de bebidas alcoólicas e o controle do estresse.

A hipertensão é uma doença silenciosa, pois na maioria dos casos, os sintomas são comuns a outras doenças como febre, mal estar, enjôos, tonturas e dor de cabeça. Sendo assim, a única forma de saber se a pessoa apresenta o problema é medir sua pressão em exames de rotina. Então, não deixe de consultar seu cardiologista freqüentemente!

No Help Saúde estão disponíveis mais de 11 mil cardiologistas de todo Brasil. Visite o nosso site e busque o médico mais perto de você. Se você é um profissional da saúde e ainda não se cadastrou, cadastre-se e divulgue seu trabalho conosco.

Comentários

  1. Confira vídeos de cirurgia plástica em www.videosdecirurgiaplastica.com.br

    ResponderExcluir
  2. Confira notícias relacionadas à saúde também em nosso site: www.drogariasonline.com.br

    Leonardo é dono do site drogarias online o maior portal de drogarias de todo brasil

    ResponderExcluir
  3. Olá Blogueiro!
    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Obrigado!
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Todos nós já ouvimos falar sobre doenças sexualmente transmissíveis , sabemos que é um problema alarmante, por isso é sempre bom manter os olhos abertos e se cuidar, afinal de contas nos dias de hoje, com tanta informação e métodos para prevenção não podemos dar chance ao azar. As DST’s são variadas , citaremos algumas e falaremos um pouco de cada para deixar você leitor a par de cada uma delas. AIDS (HIV) – A Aids é a doença sexualmente transmissível mais conhecida e também a mais preocupante . Até hoje não foi descoberta a cura para este vírus, apenas medicamentos para controlá-lo. Os sintomas variam, alguns deles: forte febre, diarréia, feridas na pele; Sífilis – É uma doença que se caracteriza por lesões na pele e mucosas. 60% dos casos acontecem nos homens e a sífilis se não for tratada pode causar a morte . Gonorréia – Sintomas da gonorréia são ardência ao urinar e febre baixa. O combate vem com a higiene adequada ao local e uso de medicamentos. A gonorréia precisa s