Pular para o conteúdo principal

Porque temos fome quando emocionalmente estamos abalados

Comer doce quando estamos emocionalmente abalados

A fome é uma sensação fisiológica emitida pelo corpo ao ser detectada a falta de nutrientes e energia para a manutenção das atividades diárias. É então um processo natural do ser vivo. No entanto, existe outra sensação que não é considerada natural, tampouco, fisiológica e que é conhecida por muitas pessoas como a “gula”.

Gula é a vontade de comer sem a presença da fome, que é conhecida por muitos profissionais como “fome emocional”. Como o nome já indica, ela está ligada ao estado psicológico da pessoa, sendo mais expressivas diante de sentimentos negativos, estressantes e depressivos. Esse desejo intenso de comer é uma forma criada pelo cérebro de compensar as emoções ruins.

Ao ingerir um alimento o cérebro libera sensações como saciedade, além de bem-estar e relaxamento. Quando os alimentos são ricos em carboidratos e açúcares a intensidade dessas sensações de bem-estar é maior e torna o prazer pelo ato de comer ainda mais intenso.

Não é a toa que a indústria alimentícia passou a produzir alimentos baratos, de fácil ingestão e muito saborosos. A fome emocional é mais urgente, imediata e insaciável do que a fome fisiológica. A vantagem é que apenas são necessários alimentos práticos e ricos em calorias, para diminuir o nível de estresse e sofrimento com rapidez.

Porém, deixar o sentimento ruim de lado pode não ser uma boa estratégia para a saúde emocional. Quanto menos se compreende a fonte do estresse, o motivo da angústia ou tristeza, maior a probabilidade da pessoa recorrer aos alimentos. Por consequência, o ganho de peso pode ser mais um fator gerador de estresse e angústia. Outro fator ruim é que remoer sentimentos depressivos ou estressantes pode desencadear o surgimento de outras doenças como depressão, doenças psicossomáticas, entre outras.

Planejar uma dieta especifica para o seu organismo requer o acompanhamento de profissionais especialistas, os quais proporcionarão além de boa forma e saúde, equilíbrio emocional!

Para saber mais sobre esse tema no site Vida Mental você encontrará textos e vídeos que esclarecem essas e outras dúvidas!



DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde ou sites de terceiros são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros