A fome é uma sensação fisiológica emitida pelo corpo ao ser detectada a falta de nutrientes e energia para a manutenção das atividades diárias. É então um processo natural do ser vivo. No entanto, existe outra sensação que não é considerada natural, tampouco, fisiológica e que é conhecida por muitas pessoas como a “gula”.
Gula é a vontade de comer sem a presença da fome, que é conhecida por muitos profissionais como “fome emocional”. Como o nome já indica, ela está ligada ao estado psicológico da pessoa, sendo mais expressivas diante de sentimentos negativos, estressantes e depressivos. Esse desejo intenso de comer é uma forma criada pelo cérebro de compensar as emoções ruins.
Ao ingerir um alimento o cérebro libera sensações como saciedade, além de bem-estar e relaxamento. Quando os alimentos são ricos em carboidratos e açúcares a intensidade dessas sensações de bem-estar é maior e torna o prazer pelo ato de comer ainda mais intenso.
Não é a toa que a indústria alimentícia passou a produzir alimentos baratos, de fácil ingestão e muito saborosos. A fome emocional é mais urgente, imediata e insaciável do que a fome fisiológica. A vantagem é que apenas são necessários alimentos práticos e ricos em calorias, para diminuir o nível de estresse e sofrimento com rapidez.
Porém, deixar o sentimento ruim de lado pode não ser uma boa estratégia para a saúde emocional. Quanto menos se compreende a fonte do estresse, o motivo da angústia ou tristeza, maior a probabilidade da pessoa recorrer aos alimentos. Por consequência, o ganho de peso pode ser mais um fator gerador de estresse e angústia. Outro fator ruim é que remoer sentimentos depressivos ou estressantes pode desencadear o surgimento de outras doenças como depressão, doenças psicossomáticas, entre outras.
Planejar uma dieta especifica para o seu organismo requer o acompanhamento de profissionais especialistas, os quais proporcionarão além de boa forma e saúde, equilíbrio emocional!
Para saber mais sobre esse tema no site Vida Mental você encontrará textos e vídeos que esclarecem essas e outras dúvidas!
DISCLAIMER:
Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde
tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira
substitui as informações ou apreciações de especialistas das
respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts
escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde ou sites de
terceiros são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA,
proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com)
se exime de qualquer encargo ou obrigação.
Comentários
Postar um comentário