terça-feira, 16 de novembro de 2010

Brasil - 30 milhões de fumantes


Segundo a Organização Mundial da Saúde, fumar é uma das principais causas de morte que poderia ser evitada. Infelizmente no Brasil, estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo. Nós temos cerca de 30 milhões de fumantes, ao passo que no Planeta Terra encontramos 1,3 bilhões de pessoas que usam o tabaco.

Hoje, dia 16 de novembro, comemora-se o dia nacional do “Não Fumante”. Nesta data, é importante ressaltar as vantagens de ficarmos bem longe deste vício.

São mais de 50 doenças relacionadas ao consumo de cigarro. Entre elas estão: problemas cardíacos, câncer de pulmão, de boca e de faringe. Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam um maior risco de adoecer com câncer de pulmão, infarto, derrame cerebral, bronquite crônica e enfisema pulmonar.

Segundo uma pesquisa realizada em 20 países, o brasileiro é o que mais se arrepende de ter começado a fumar, com 91%. Entre os fumantes brasileiros do estudo internacional, 63% apóiam campanhas e leis contra o fumo e 82% relatam que o fumo já lhes causou algum problema de saúde.

Se você quiser parar de fumar, procure ajuda. Se o fumo está te trazendo problemas de saúde, procure ajuda. Veja aqui a lista de profissionais e estabelecimentos de saúde para ajudá-lo a abandonar o vício.

Um comentário:

  1. Olá, Renata. Sou cirurgião vascular e, junto com um grande amigo cardiologista, resolvemos criar um blog com uma linguagem simples e clara para nossos pacientes, dissertando sobre doenças comuns em nossas especialidades e assuntos relacionados. Desta forma, aceite este convite para conhecer nosso blog, www.cardiologiaecirurgiavascular.com. Gostaríamos de estabelecer parceria com vocês, cedendo espaço em nossa lista de parceiros, solicitando apenas o mesmo no seu blog! Obrigado e à disposição, Felipe - dr.felipescosta@gmail.com

    ResponderExcluir