sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mitos e Verdades sobre o Câncer: Aprenda medidas simples para se prevenir desta doença


Dia 27 de novembro é o Dia Nacional de combate ao Câncer. Esta data foi instituída pela Portaria do Ministério da Saúde de 1988, e tem como objetivo mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra a doença.

O câncer pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco de contraí-lo aumenta com o acréscimo da idade. O câncer é responsável por cerca de 13% de todas as mortes no mundo, sendo que aqueles que atingem o pulmão, estômago, fígado, cólon e mama são os mais perigosos.

Ao contrário do dizem, o câncer não é só uma doença hereditária. Ele é resultado da interação de fatores ambientais e genéticos do indivíduo. Só 10% dos tumores malignos são considerados hereditários.

Segundo o INCA, 80% dos casos de câncer estão relacionados ao estilo de vida adotado e as mudanças provocadas no meio ambiente pelo homem. Estes fatores de risco são o tabagismo, alcoolismo, excesso de medicamentos, exposição a radiações, má alimentação, destruição da camada de ozônio e poluição do ar.

MITOS E REALIDADES

- De acordo com a ANVISA, não existem dados científicos que comprovem que os antitranspirantes ou que o aspartame (componente usado nos adoçantes) gere câncer.

- A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), a Agência de Proteção Ambiental (EPA) e a Associação de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA) comprovaram o potencial cancerígeno do formol.

O QUE FAZER PARA SE PREVENIR

- Mulheres entre 25 e 59 anos precisam realizar exames preventivos anualmente

- Mulheres acima dos 40 anos precisam fazer exame clínico das mamas

- Homens entre 50 e 70 anos devem fazer investigação do câncer de próstata

- Todos acima de 50 anos devem realizar exame de sangue oculto nas fezes

- Não Fumar

- Ter uma alimentação saudável

- Fazer atividade física

- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas

- Evitar muita exposição ao sol

- Realizar diariamente a higiene bucal.

Mesmo levando uma vida saudável é importante visitar o seu médico regularmente. Encontre um profissional aqui no Help Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário