quinta-feira, 1 de julho de 2010

Vacina BCG

Comemora-se no dia 1º de julho o “Dia da Vacina BCG”. Criada em 1921, a BCG ou Bacilo de Calmette e Guérin é a única vacina contra a tuberculose utilizada para imunizar crianças e adultos. O fato de existir uma data comemorativa para a vacina já demonstra tamanha a sua importância para a Saúde Pública.

A vacina atua contra a tuberculose. A tuberculose ataca os pulmões e é transmitida de pessoa para pessoa através da tosse, espirro e fala. Ao ser expelido no ambiente, o bacilo causador pode permanecer em suspensão por horas, facilitando a contaminação.

Todos os anos 60 milhões de pessoas são infectadas. Os sintomas mais comuns são: febre alta, perda do apetite, emagrecimento, tosse por mais de quinze dias seguidos, dificuldade de respirar e cansaço. Embora, atualmente, esta doença seja tratável, ainda mata anualmente 2.5 milhões de pessoas.

Desde a década de 50, houve enorme avanço no controle e tratamento da tuberculose. Mesmo assim, a doença continua sendo um sério problema de Saúde Pública, não só entre os países em desenvolvimento, mas também nos países desenvolvidos.

Há países onde a BCG é adotada como política nacional obrigatória por lei, para quase 100% da população, enquanto em outros países é praticamente desconhecida pelo público, impopular e quase tabu entre a classe médica. Apesar de introduzida há mais de meio século e realizadas cerca de um bilhão de vacinações em todo o mundo.

O Ministério da Saúde no Brasil recomenda que a primeira vacinação da BCG aconteça a partir do primeiro mês de vida, logo após o nascimento do bebê. A dose de reforço acontece após os 10 anos de idade. As reações previsíveis são as erupções avermelhadas na pele. Em alguns casos, pode deixar uma pequena cicatriz.

De algumas décadas pra cá, o programa de combate às doenças fica a cargo do Ministério da Saúde, através de vários programas que atendem o país. Em nosso país existe o Programa Nacional de Imunizações. Constam nesse programa, além da BGC contra a tuberculose, a Tríplice contra a coqueluche, difteria e tétano, a vacina contra o sarampo e a vacina contra a poliomielite.

Em termos de saúde pública, o programa brasileiro é um sucesso e seus resultados são considerados maravilhosos. Com ele doenças como as citadas acima já praticamente foram erradicadas em nosso país. Por isso, é importante continuarmos apoiando este tipo de campanha que ajuda muito a melhorar a qualidade de vida da população.

Encontre no Help Saúde um pediatra ou um posto de saúde e mantenha a sua carteira de vacinação em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário