terça-feira, 3 de agosto de 2010

1 a 7 de agosto - Semana da Amamentação

Do dia 1° a 07 de agosto, mais de 120 países no mundo comemoram a Semana Mundial da Amamentação. Este ano o tema é Por Mundo Amigo da Criança, que ressalta os dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

A data foi criada em 1992 pela WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

Segundo orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde), o aleitamento materno é importante até os dois anos de idade ou mais e deve ser o único alimento até os seis meses. O leite materno é a forma mais eficiente de assegurar a saúde e a sobrevivência da criança. A agência da ONU revelou que 1,5 milhão de mortes de crianças antes dos 5 anos de idade poderiam ser evitadas com amamentação. Mesmo assim, em todo o mundo, menos de 40% dos bebês são amamentados.

Depois dos seis meses, além de leite materno, a criança necessita receber outros alimentos. A
nutrição adequada nos primeiros anos de vida, de acordo com especialistas, é fundamental para que a criança desenvolva plenamente seu potencial humano, proporcionando a prevenção de doenças e possibilitando um crescimento físico e mental adequados.

São vantagens da amamentação: o leite materno tem a melhor adequação da necessidade de nutrientes, dá imunidade para a criança e a protege de uma série de doenças.

Além disso, a amamentação tem um aspecto emocional, pela aproximação da criança com a mãe. Bebês ficam mais alegres, tranquilos, menos violentos e mais interativos.

Se você está grávida ou tem um bebê pequeno, consulte um pediatra e informe-se sobre a alimentação ideal para seu bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário