terça-feira, 10 de julho de 2012

10 de julho - Dia da Saúde Ocular


Esse dia não só exalta os avanços da medicina, como chama atenção também a respeito da importância significativa das ações preventivas. Se estas forem realizadas periodicamente, as principais doenças de visão poderão ser evitadas.

Infelizmente, as pessoas ainda não têm o hábito de fazer os exames periodicamente, e por isso muitos casos de perda de visão que poderiam ser evitados, não o são. Se constatada a doença logo no estágio inicial, o tratamento seria normalmente é mais eficaz.

A catarata, por exemplo, é uma das principais causas de cegueira no Brasil. E é curável graças aos avanços no campo da microcirurgia. O glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética, são outros exemplos de doenças que podem ser curadas se diagnosticadas no estágio inicial.

É possível diagnosticar várias condições desde o nascimento. Como a hipermetropia, miopia, estrabismo e etc. Se você tem um filho, é importante observar algumas atitudes específicas.

Se ele esfrega muito ou fecha um dos olhos com frequência, se apresenta olhos desalinhados após o quarto mês de vida, se estiver com olhos inflamados ou se ao tirar uma foto alguns dos olhos estiver branco, por exemplo, podem ser sintomas de problemas na visão.

Com o passar do tempo, a nossa vista pode passar a precisar de mais luz para enxergar, ter maior dificuldade com o foco e em diferenciar tons. Porém, com os avanços da oftalmologia encontramos mais produtos e tratamentos que nos ajudam a manter uma visão boa.

Alguns problemas comuns na fase adulta ocorrem devido ao uso do computador. Alguns sintomas podem ser os olhos secos, vermelhos e irritados, dores de cabeça e dificuldade de focalização. Por isso, tenha o cuidado diário de cada 40 minutos de uso dar um descanso de 10 minutos e mantenha o monitor de a 50 cm dos olhos.

Tire todas as suas dúvidas com o seu oftalmologista, e faça os exames regularmente. Encontre um aqui, no HelpSaúde.

Fonte: Editoria HelpSaúde.

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.

Um comentário:

  1. Não deixem para depois, pois pode ser tarde!!

    Atenciosamente;
    Dr. Fabio Corsini Motta - ABQ:0486
    Instituto Paulista de Quiropraxia - IPQ

    ResponderExcluir