Pular para o conteúdo principal

A riqueza do conhecimento compartilhado na prática médica moderna


Vamos discorrer sobre termos essenciais para a Gestão do Conhecimento (GC). Derivando definições da área de Informática, podemos afirmar que dado é sequência de símbolos quantificados ou quantificáveis. Portanto, um texto é um dado. De fato, as letras são símbolos quantificados, já que o alfabeto por si só constitui uma base numérica. De forma semelhante, sons e imagens também são dados. A partir do momento em que os dados podem ser organizados de forma lógica e inteligível, podemos chamá-los de informação. Quando a informação pode ser aplicada a qualquer situação em que seja necessária uma tomada de decisão, nós temos o conhecimento. Em outras palavras, conhecimento é a informação útil ou aquela que carrega um propósito.

O conhecimento médico sempre foi uma combinação entre arte e ciência, sendo tradicionalmente relegado a pesquisadores a busca pelos avanços e, aos médicos praticantes, a arte de aplicar o conhecimento e se relacionar com o paciente. Entretanto, em nosso tempo, é possível haver um intercâmbio maior entre a academia e a prática. Dentro da GC, é clássica a distinção entre o conhecimento explícito, que pode ser articulado em uma linguagem formal e transmitido entre indivíduos, e o conhecimento tácito, que corresponde ao conhecimento pessoal incorporado nas experiências dos indivíduos e que são inerentemente intangíveis, como crenças pessoais, perspectivas e valores.

Em 2006, a revista Time elegeu “você” como homem do ano. Ela traz na capa a palavra “you” em uma tela de computador, com o subtítulo: “Sim. Você mesmo. Você controla a Era da Informação. Bem-vindo ao seu mundo”. A razão por esta escolha foi atribuída à era em que a internet possibilita a explosão do crescimento do conhecimento colaborativo, em que cada pessoa pode utilizar esta ferramenta para expressar suas ideias e se comunicar.

A internet como plataforma denominada de web 2.0 coloca um poder incrível na mão de todos. Imagine aquele médico que aprendeu Medicina na prática, com exercício constante, e aprendeu maneiras inteligentes de se comunicar e formas diferentes de realizar uma técnica. Aí, ele guarda para si – isso é um conhecimento tácito que morre junto com ele. Se ele comenta com outro colega de plantão, há uma socialização restrita àquele ambiente. Há um tesouro de conhecimento que é produzido diariamente pelos médicos e por seus pacientes, algo de valor tão grande quanto àqueles produzidos tradicionalmente nos centros universitários.

Vejamos exemplo de transformação de conhecimento tácito em explícito. Imagine o cenário hipotético em que um cirurgião de hospital recebe feridos por arma de fogo em grande número e não dispõe de alta tecnologia. Ele sabe que a melhor maneira de retirar uma bala é utilizando a combinação X de movimentos e passos. Usando seu celular, ele filma e posta no Youtube à noite e descreve sucintamente este e outros conhecimentos adquiridos nos corredores do hospital. No dia seguinte, médicos de todo o planeta passam a ter ciência desta informação. Um deles, professor universitário americano, resolve fazer um estudo sobre a técnica e, com a participação do especialista e professores brasileiros, a publica em renomado periódico. A técnica passa, então, a ser utilizada em diversos hospitais do mundo.

Em outras palavras, o conhecimento gerado todos os dias em consultórios, clínicas, corredores e enfermarias de hospitais tem potencial de ser compartilhado sem fronteiras. A Gestão do Conhecimento encurta a distância entre o que a Medicina sabe (conhecimento científico) e o que os médicos fazem na prática. E você, o que está esperando para postar suas observações valiosas em um blog ou rede social? Lembre-se de que seu conhecimento prático é valioso e não está nos livros.


Por Fábio Freire


Você sabia que através do HelpSaúde a quantidade de consultas e clientela podem aumentar? Prestador de saúde, cadastre-se grátis agora mesmo e atualize o seu perfil com telefone para contato e planos de saúde que atende, por exemplo.

Conteúdo fornecido pela Editora DOC, parceira do HelpSaúde.


DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.

Comentários

  1. O conhecimento é uma fonte inesgotável de riqueza!!

    Atenciosamente;
    Dr. Fabio Corsini Motta - ABQ:0486
    Instituto Paulista de Quiropraxia - IPQ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros