Pular para o conteúdo principal

ANSIEDADE E TRABALHO

Diante do mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante transformação, só vence quem se dedica, se qualifica e tem atitude. Há diversas expressões populares para descrever esse esforço. Aqui vai um exemplo: “matar um leão por dia”.

Quais são as conseqüências desse esforço continuado para o sucesso?

Ganhou quem respondeu o sucesso. Mas, isso só responde metade da questão. Qual o preço do sucesso? Quanto estamos dispostos a pagar?

A resposta é cada vez mais pronta e clara: tudo menos minha qualidade de vida!
“Mas, então, tenho que trabalhar menos para não sofrer? Tenho que diminuir minhas ambições?”

Ao fim deste Post, gostaríamos de saber a sua resposta.

O que é ansiedade no trabalho?

Cursa frequentemente com baixa auto-estima quanto a seu desempenho profissional e um sentimento de que não é valorizado no ambiente de trabalho.

Há uma angústia constante que surgiu aos poucos e passou a dominar todo o tempo em que se está no trabalho.

Em boa parte dos casos, a ansiedade não se apresenta no ambiente familiar. Um trabalhador ansioso se queixar de insônia, de irritabilidade, de distração. Também é comum o medo de errar e a perda do prazer em desempenhar a função que lhe compete, mesmo que tenha sido escolhida pela sua própria aptidão e interesse.
Quais os sintomas mais comuns?

Os sintomas comuns são os mesmos da ansiedade generalizada (irritabilidade, palpitações, náuseas, dormências nos braços, aperto no peito, bolo na garganta, insônia, entre outros) e a isto se somam a insegurança no ambiente de trabalho, medo de errar, azia, cólicas dores de cabeça...
Os sintomas físicos, inclusive picos de pressão arterial, costumam levar o trabalhador a buscar ajuda de um profissional de saúde. Por isso, frequentemente são atendidos inicialmente em clínicos gerais, cardiologistas ou gastroenterologistas. Só mais adiante, se identifica a origem dos sintomas na ansiedade relacionada ao ambiente de trabalho.

Quais as conseqüências da ansiedade no trabalho, em especial se não for tratada?

A ansiedade que se inicia no ambiente de trabalho e é negligenciada pode evoluir para diversos outros problemas. No que se refere à relação com o trabalho, ela pode levar a um esgotamento que recebe o nome de Burn out, por exemplo.

Muitas vezes, o indivíduo ansioso pode desenvolver hábitos e vícios perigosos para seguir com a sua rotina, se não identificou ou não busca ajuda para o problema. Assim, é comum o abuso de cigarros e álcool; de anfetaminas e energéticos e também o consumo de benzodiazepínicos sem acompanhamento médico para manejar os sintomas e tentar “seguir adiante”.

Qual a melhor forma de se tratar a ansiedade relacionada ao trabalho?

A ansiedade no trabalho está envolvida com o tipo de função que se exerce, as condições em que a função é desempenhada, a capacitação e aptidão de quem a desempenha. Mas, em especial, ela se relaciona com o modus operandi do trabalhador. Isso significa dizer: com a forma como essa pessoa recebe as demandas, as pressões e exigências do seu trabalho.

Então, óbvio que é salutar que as empresas se preocupem e se ocupem com a qualidade de vida de seus funcionários e desenvolvam políticas e programas de conscientização, profilaxia (medidas preventivas) e manejo de transtornos de ansiedade nos seus funcionários.

Mas, o verdadeiro pulo do gato é ajudar o indivíduo a reavaliar-se e descobrir como se programar para o sucesso sem se desgastar e sem ser tão rigoroso consigo mesmo.

Uma vez diagnosticado o transtorno de ansiedade, seja ele relacionado ou não ao trabalho, este precisa ser tratado de forma multidisciplinar.

Isso significa seguir acompanhamento psiquiátrico com suporte medicamentoso para os sintomas e acompanhamento psicoterápico. Mas, principalmente, significa revisar seu estilo de vida.
Como se pode evitar o estresse no trabalho?

Medidas simples podem melhorar a qualidade de vida e o desempenho dos trabalhadores. Isto implicará certamente em aumento de produtividade, de dedicação e diminui o absenteísmo e as licenças por problemas de saúde, pois cerca de 30% das consultas médicas estão relacionadas com ansiedade e outros problemas psíquicos.

SUGESTÕES:

1.Faça pausas de 05 a 10 mins a cada 3h de trabalho para beber água, relaxar (ver relaxamento no trabalho), respirar suave e lentamente visualizando uma situação ou ambiente agradável;

2.Se estiver autorizado a trabalhar com música ambiente, escolha músicas que sejam mais harmônicas e tranqüilizadoras;

3.Evite fazer refeições muito pesadas no período de trabalho;

4.Não abra mão de atividades de laser nos seus momentos de folga (mudar o canal da TV ou ficar deitado o domingo inteiro não irá renovar suas energias para a próxima semana);

5.Ao menos uma vez por mês, reavalie sua agenda semanal, conferindo se há espaço para atividades física, para “jogar conversa fora” ou simplesmente contemplar a natureza deitado numa rede;

6.Evite ingerir álcool para relaxar antes de dormir, para diminuir a irritação ou para conseguir encarar o trabalho – isso pode levar à dependência química, mas, principalmente, é isoladamente a maior causa de acidentes de trabalho e acidentes de trânsito;

7.Ao menos uma vez ao ano, revise a forma como gerencia seu trabalho e suas funções domésticas ou familiares. Sempre há uma função que pode ser abolida, uma função que pode ser delegada a outra pessoa ou que, ao menos, podemos dividir com outra pessoa.

8.NÃO ESPERE SE APOSENTAR PARA APROVEITAR A VIDA. Construa seu futuro vivendo o seu presente.

Gostaria de saber mais? Escreva aqui suas dúvidas e curiosidades

Fonte: Cristiana Bardy Guida Reis. CRM: RJ 670626

Psiquiatra cadastrada no Help Saúde.

Temas relacionados no Help Saúde: Psiquiatria

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Todos nós já ouvimos falar sobre doenças sexualmente transmissíveis , sabemos que é um problema alarmante, por isso é sempre bom manter os olhos abertos e se cuidar, afinal de contas nos dias de hoje, com tanta informação e métodos para prevenção não podemos dar chance ao azar. As DST’s são variadas , citaremos algumas e falaremos um pouco de cada para deixar você leitor a par de cada uma delas. AIDS (HIV) – A Aids é a doença sexualmente transmissível mais conhecida e também a mais preocupante . Até hoje não foi descoberta a cura para este vírus, apenas medicamentos para controlá-lo. Os sintomas variam, alguns deles: forte febre, diarréia, feridas na pele; Sífilis – É uma doença que se caracteriza por lesões na pele e mucosas. 60% dos casos acontecem nos homens e a sífilis se não for tratada pode causar a morte . Gonorréia – Sintomas da gonorréia são ardência ao urinar e febre baixa. O combate vem com a higiene adequada ao local e uso de medicamentos. A gonorréia precisa s