terça-feira, 22 de março de 2011

22 de Março - Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado no dia 22 de Março de 1993 pela Assembléia Geral da ONU e a cada ano se comemora este dia, que tem como intuito conscientizar os cidadãos da importância deste elemento, através de atividades concretas que promovam a conscientização pública, difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos proposta pela Agenda 21, durante a ECO 92. A água não é apenas um recurso, mas aquilo que nos sustenta em diversos aspectos e principalmente como seres vivos.

A água é essencial em todos os aspectos de nossa vida, principalmente se tratando de saúde. Elemento básico para manutenção e sustentação de nosso corpo, representando cerca de 60% do peso de um adulto, a água é o principal componente das células e por isso todas as nossas reações químicas internas dependem dela. A água também é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente em todas as secreções, no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina e na pele. Poucos sabem, mas a água também é encontrada em 20% dos ossos. Não à toa sentimos sede quando nos esforçamos demais.

Hoje alguns médicos afirmam que não há uma quantidade específica de líquido a ser ingerida, como muitos sugerem. Para esta corrente de médicos, a necessidade é uma resposta automática do organismo podendo ser ativada por inúmeros fatores como: esforço físico, temperatura do ambiente, estado de saúde. No calor, as pessoas custam sentir maior necessidade em ingerir líquidos, mas médicos alertam para o fator “sentir sede”. Quando o indivíduo passa um longo período sem ingerir qualquer tipo de líquido e sente sede, este é um sinal de que ele já se encontra em processo de desidratação. Importante também, é observar esta questão nos mais idosos, pois quanto mais velho, menos capaz é o organismo de perceber os sinais de desidratação e enviar-los ao cérebro.

A prevenção da desidratação é simples:

• Consuma líquidos e alimentos ricos em água, como frutas e vegetais.
• Beba um copo de água entre cada refeição
• Consuma alimentos leves, frescos e crus, como frutas e saladas

Infelizmente ainda não se tem um cálculo exato para definir a quantidade de água que deve ser ingerida por dia. Todavia existem algumas indicações como: beber no mínimo oito copos de 225 ml de água por dia.

Contudo a melhor forma de ser manter hidratado constantemente é se conscientizando de que água é a melhor escolha como bebida. Isso significa beber água em todas as refeições e também nos intervalos, ao invés de café; e substituir o álcool por água com gás.



Fonte: Editoria do Help Saúde


Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para
artigos@helpsaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário