quinta-feira, 26 de maio de 2011

26 de maio - Dia Nacional do Combate ao Glaucoma

Hoje é o dia que se comemora a Luta contra essa doença silenciosa que é causada pelo aumento da pressão intraocular do paciente que leva a perda gradual da visão sem aviso. O controle do glaucoma é feito com o uso diário de colírios especiais, porém quando quadro evolui para uma situação mais grave é necessário uma intervenção cirúrgica.
A maioria dos casos de glaucoma as pessoas afirmam que nem desconfiavam que tivessem a doença, sem os sintomas ela é muitas vezes subestimadas pelos pacientes. Por isso é necessário ir ao oftalmologista para que ele faça uma avaliação da sua pressão ocular que antigamente precisava estar abaixo de 20 mmHg. Atualmente sabemos a existência do Glaucoma de baixa pressão, mais comum em pacientes com ascendência asiática. Dependendo do organismo de um determinado paciente a pressão 15 mmHg pode ser suficiente para lesar o nervo óptico.
O ideal para se prevenir da doença é que durante o diagnóstico médico seja levado em consideração não só a medição da pressão intraocular, a análise clínica e o histórico do paciente, mas também exames que avaliem o estado do nervo óptico, amplitude do campo visual e a espessura da córnea.
Dessa maneira é possível a avaliar se há alguma lesão no nervo óptico e qual é o nível da pressão intraocular considerado seguro para aquela pessoa.
O aparecimento do glaucoma é mais comum a partir dos 40 anos, aumentando sua incidência a cada década. Quando a pessoa descobre a doença a negação é a primeira reação dos pacientes. O apoio da família é extremamente necessário para auxiliar os portadores da doença e ajudá-los a superação esse momento tão difícil.

Temas relacionados no Help Saúde: Oftalmologia


Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário