quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

INÉDITO: Homem na Alemanha é curado da AIDS


Pela primeira vez, um homem foi oficialmente declarado curado da infecção por HIV. Timothy Ray Brown, além do vírus do HIV tinha leucemia mieloide aguda e por isso passou por um tratamento que consistiu em uma quimioterapia que destruiu a maior parte de suas células imunes e um transplante de células-tronco no qual cerca de um terço dos pacientes não sobrevivem - mas que parece ter curado Brown completamente da infecção por HIV.


Para ajudá-lo os médicos escolheram um doador que tinha uma mutação genética que conferia uma resistência natural ao HIV. A expectativa era que o vírus voltasse a ser detectado à medida que o sistema imunológico se normalizasse devido ao tratamento contra leucemia afetar essa defesa do corpo. Mas três anos depois do procedimento, os médicos constataram que o paciente não tinha sinais de câncer ou da AIDS.

Especialistas explicam que esse é um caso isolado. A terapia pode não apresentar os mesmos resultados em outras pessoas, além do risco que representa este transplante por apresentar uma alta taxa de mortalidade. No entanto, a descoberta abre portas para uma série de pesquisas que podem levar a cura da AIDS. Descobrimos que a AIDS pode ser curada, não só tratada.

Esta notícia foi divulgada no Blood Journal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário