Pular para o conteúdo principal

Mais Autonomia para o Trabalho dos Médicos Brasileiros

Há uma discussão permanente sobre o relacionamento médico-plano de saúde. O ilustre médico Dr. Dráuzio Varella escreveu um artigo tratando desse assunto e replicado no site do Conselho Federal de Medicina e o ex-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Antonio Celso Nunes Nassif, também abordou o tema.

Resolvemos contribuir também e reforçar que somos uma ferramenta que auxilia o profissional de saúde, qualquer que seja sua especialidade e estágio da sua carreira:

1) O profissional que está fora dos planos de saúde (por não conseguir viver ganhando o valor negociado com o plano por consulta, por exemplo)  tem o Help saúde como aliado para formar sua clientela.

2) O profissional credenciado a algum plano de saúde aumenta sua clientela mais rapidamente com o Help Saúde e passa a ater mais poder de barganha para negociar uma remuneração por consulta maior.

3) O profissional que já saiu do plano de saúde ou que não tem interesse em entrar num plano encontra no Help Saúde a ferramenta mais eficiente do mercado para conseguir mais clientes.

Enfim, o artigo é feito especialmente para os profissionais de saúde mas também é de grande valia para nós pacientes entendermos mais um pouco como funciona a relação entre os profissionais  e os planos de saúde. Espero que gostem!


Mais Autonomia para o Trabalho dos Médicos Brasileiros

Uma grande dificuldade no trabalho do médico atualmente é alcançar um equilíbrio positivo no saldo entre as consultas particulares e as atendidas por meio dos planos de saúde. Tanto os recém-formados, que iniciam a carreira e precisam de visibilidade, quanto os mais experientes, que possuem credibilidade mas se vêem reféns de certas práticas, recebem um valor pequeno das operadoras por consulta realizada.

Nesses casos, muitos abandonam os convênios e investem no atendimento particular. Para impulsionar as consultas e também manter a reputação construída ao longo dos anos, uma das saídas para os médicos é buscar soluções que mantenham a proximidade com o paciente e dispensem o intermédio de terceiros. E, para isso, uma das melhores saídas é a internet, o meio em que a grande maioria das pessoas está inserida e que não necessita de interlocutores, garantindo maior independência para qualquer indivíduo.

Os motivos para os médicos terem mais autonomia são muitos. Basta observar que, além da dependência que existe no relacionamento entre os profissionais e os planos de saúde, a interferência no trabalho do médico que atende pelo plano é cada vez mais perceptível.
Outro problema são os repasses financeiros por cada consulta realizada. A baixa remuneração do plano força o médico a complementar os ganhos com mais atendimentos, quando o tempo de trabalho continua mesmo. Essa prática acaba impactando o maior interessado nos serviços do profissional da área de saúde: o paciente.

Para se ter ideia de como é a relação médico-plano de saúde, o médico Dr. Dráuzio Varella revelou em um artigo números preocupantes: levando em conta que é pago cerca de R$ 20,00 por consulta, para que o médico possa cobrir os custos do seu consultório e ganhar cerca de R$5.000,00 mensais, precisaria atender 4,5 consultas por hora. Ou seja, cada consulta teria em média menos de 15 minutos de duração!

Os dados reforçam a ideia de que os médicos precisam de mais independência para impulsionar e desenvolver a própria carreira, tendo a opção de ter seu trabalho reconhecido e mais bem remunerado. Uma das soluções para sanar esse problema seria criar uma vitrine para que o profissional pudesse divulgar dados de seu trabalho e os serviços que oferece, estabelecendo um contato direto com o paciente. E não há espaço mais democrático para isso do que a Internet.

O portal Help Saúde, o maior buscador de profissionais da área de saúde do Brasil, e o Google realizaram monitoramentos recentes sobre o comportamento dos usuários de internet interessados em questões de saúde. As pesquisas dos dois sites mostram que tantos os pacientes quanto os médicos já possuem uma rotina virtual, com horas diárias de acesso à rede. Um outro dado que ficou em evidência por meio do levantamento é a necessidade de um espaço onde eles possam interagir com o propósito de facilitar o contato.

Embora sejam poucos, no Brasil começam a surgir sites especializados que estão atendendo essa demanda e facilitando a vida do médico. O Help Saúde é um dos poucos portais que já oferece um diferencial: o tráfego de pacientes. Em menos de dois anos de existência, ele disponibiliza para os médicos, gratuitamente, um tráfego de um milhão de usuários por mês.

O contato direto paciente-médico é fundamental para equilibrar essa relação entre os profissionais e seu público. Além de saber exatamente quem terá à sua frente no consultório, o paciente também pode checar o currículo do especialista e sua formação profissional. Para o médico, representa uma vitória que encurta o caminho que leva da sala de espera até o paciente que está em casa, precisando de ajuda.

Ajude seu médico e divulgue o Help Saúde!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros