Americanos pretendem acabar com os mistérios sobre os populares suplementos alimentícios.
Em agosto deste ano foi aprovado um fundo de 37 milhões de dólares para cinco centros interdisciplinares e colaborativos de suplementos alimentares. Esta pesquisa vai avaliar os efeitos desta medicina natural, pois produtos são usados por milhares de consumidores, mas seus efeitos ainda são desconhecidos.
No século 20 médicos começaram a contar cada vez mais com drogas cientificamente testadas para tratar de seus pacientes. No entanto, hoje em dia as ervas medicinais e os suplementos estão voltando com força total. Só em 2009 os americanos gastaram U$5 bilhões em suplementos botânicos e a base de ervas.
Estes suplementos não são regulamentados tão estritamente quanto os produtos farmacêuticos, logo existem questionamentos sobre a pureza e a consistência dos mesmos. Alguns testes foram efetuados e alguns produtos estavam promovendo uma quantidade maior do que o que realmente foi encontrado na cápsula, enquanto outros estavam contaminados por pesticidas ou metais pesados.
Esta semana o FDA advertiu fabricantes que qualquer empresa que estiver fabricando produtos contaminados será processada criminalmente. A agência está focando principalmente produtos que promovam a redução de peso, aumento da capacidade sexual ou ganho de massa muscular. Estes produtos estão muitas vezes disfarçados de suplementos e em alguns casos estão usando os mesmos ingredientes de drogas aprovadas ou são cópias próximas destes remédios.
O outro lado da moeda são os grandes benefícios que os fitoterápicos podem gerar. Estes benefícios só precisam ser testados em laboratório.
No Brasil, a Anvisa alerta aos consumidores que quando for comprar um fitoterápico, é preciso observar se a embalagem possui o número de registro da Anvisa, os dados da empresa (CNPJ, razão social, endereço, etc.) e o número do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Há perigos em se utilizar medicamentos que não tenham registro, pois além de serem ilegais, não há um controle e não se sabe qual a composição e a origem desses produtos, ou seja, não há como garantir a segurança e a qualidade em seu uso.
Em março deste ano a Anvisa divulgou uma tabela com mais de 60 drogas vegetais e a forma correta de preparar cada uma delas. Eles destacam que a ação terapêutica desses fitoterápicos é totalmente influenciada pela forma de preparo.
Veja alguns exemplos:
- Chá de quebra-pedra para inflamações urinárias e para evitar a formação de pedra nos rins;
- Boldo é indicado para o fígado e famoso por curar ressacas;
- Semente de sucupira funciona como um antiinflamatório que combate reumatismo e artrite;
- Folha de alcachofra e a semente de girassol reduzem os níveis do mau colesterol no sangue.
Para ver a tabela na íntegra, clique aqui.
Fontes:
HealthDay.com
Anvisa
Comentário Pertinente!
ResponderExcluirNão autorizei o uso de meu nome neste site!
Sou médico e acredito, que como todos os outros da minha classe, ninguém autorizou o uso de seu nome neste site!
Não me importa se o site é somente informativo!
Não quero meu nome vinculado a nenhuma empresa que lucre com o uso do meu nome indevidamente!
Aguardo retirada de meu nome de sua base de dados o mais rápido possível para que não precisemos de medidas mais drásticas!
grato, Fabio Crialezi
Boa noite Feliz Natal!
ResponderExcluirPor gentileza entre em contato conosco no atendimento@helpsaude.com para que possamos identifica-lo e excluirmos seu nome corretamente do nosso banco de dados.
Nao lucramos com seu nome contido em nosso site. Nosso objetivo é atender os médicos e demais profissionais de saude, oferecendo uma forma eficiente de conseguirem mais pacientes.
Lamentamos muito que nao tenha gostado dos nossos servicos pois criamos o portal justamente para atender medicos, dentistas, psicólogos e outros profissionais de saude. Se tiver interesse, pode ver o nosso ultimo artigo do Blog que trata do relacionamento entre Medicos e Planos de Saude.
Atenciosamente,
Gustavo Guida Reis
Help Saude
Bom artigo ;) aproveito para deixar aqui um link com muita informação útil para todas as mulheres no que toca à saúde http://bit.ly/bUm0XN
ResponderExcluir