Pular para o conteúdo principal

Saiba mais sobre o tratamento e prevenção de varizes


A partir desta semana estamos convidando profissionais de saúde para colaborarem com o blog do Help Saúde.

A proposta é enriquecer a experiência do leitor a promover o conhecimento dos milhares de profissionais de saúde que temos no nosso Brasil.

Nosso primeiro post é do Cirurgião Vascular Felipe Silva da Costa.Vamos aprender um pouco sobre VARIZES.



VARIZES DE MEMBROS INFERIORES

Para explicarmos melhor sobre varizes, vamos começar com uma pequena noção sobre a anatomia e funcionamento das veias normais, ok?

Nossas veias, em sua grande maioria, apresentam válvulas que funcionam como comportas no seu trajeto. Essas válvulas são responsáveis por manter o fluxo do sangue em uma única direção, sem que aquela quantidade que passou por uma delas não retorne ao segmento anterior, ou faça um movimento de refluxo (que alguns de vocês lerão principalmente em laudos de Eco Doppler – exame solicitado para melhor visualização desses vasos através de ultrassom). Quando essas válvulas se tornam doentes, ou insuficientes, acontece o refluxo, que sobrecarrega o segmento anterior, dilatando aquela região. A outra parte da causa do aparecimento de varizes é o enfraquecimento da parede das veias que, com o passar do tempo, perdem sua elasticidade, tornando-se dilatadas constantemente.

Bom, e por que as varizes aparecem normalmente nas pernas? Depois do que foi escrito acima, acho que fica um pouco mais fácil de entender. Nosso corpo sofre a Lei da Gravidade dentro dele também. Então, aquele sangue que foi em direção ao pé e às pernas terá mais dificuldade em retornar. Ele terá que “brigar” com a gravidade para subir, o que levará, em qualquer um, à dilatação das veias para acomodá-lo melhor nesse processo. Com o passar do tempo, as veias das pernas começam a perder esta capacidade de dilatação e retorno ao seu tamanho normal, e começam a ficar constantemente dilatadas, evoluindo para a formação das varizes.

Em meu consultório, eu comparo sempre com uma bermuda de elástico! Uma bermuda de elástico novinha, nós podemos puxar suas laterais e ela voltará para a mesma posição. E quando ficam velhas? O que acontece? Começa a sanfonar a cintura, a não prender mais no quadril... É mais ou menos isto o que acontece com a veia após muito tempo de trabalho, digamos assim. As válvulas e as paredes se tornam insuficientes, retendo o sangue, dilatando as veias e levando a inchaços em consequência a este processo, o que provoca dor, coceira (prurido), “formigamento”, “queimação”. E tudo isso acontece mais em que período do dia? Após a jornada de trabalho – um dia inteiro de pé, sentado ao volante ou em sua mesa do escritório, dificultará o retorno do sangue, iniciando o ciclo citado acima.

“Ah, doutor, minha mãe, minha tia, minha avó, todo mundo lá em casa tem varizes! Eu vou ter também?” É, realmente, neste caso, a chance é grande! A hereditariedade é um fator um pouco complicado de se avaliar em uma doença como as varizes porque ela é muito comum em quem tem história familiar, mas também em quem não tem. Como não é rara, alguém normalmente tem um parente próximo que tem. Mas sim, aumenta a chance.

O que se pode dizer com maior certeza é que quanto mais velho (tempo de trabalho) e o tipo de profissão (de pé, carregando peso, dirigindo...) aumentam bastante a incidência das varizes. Além disso, mulheres têm mais tendência do que os homens, sugerindo a existência de um fator hormonal feminino (quatro mulheres para cada homem, estatisticamente, mas as mulheres procuram mais o tratamento que os homens, acredito que por causa da interferência estética). Pacientes obesos apresentam também mais varizes devido à sobrecarga de peso nas pernas.

O tratamento de varizes se baseia em cinco pontos-chave: exercícios físicos, repouso com pernas elevadas, medicação, uso de meia elástica de compressão e cirurgia.

Os exercícios físicos regulares melhoram a circulação, visto que, quando praticados, a musculatura da panturrilha (a “batata-da-perna”) contrai, ordenhando o sangue ali retido para cima, colaborando com sua luta contra a gravidade! Com isso, diminui a sobrecarga sobre as veias da região. O uso de saltos altos pelas mulheres não aumenta a chance de ter varizes, mas piora os sintomas, já que a musculatura da panturrilha permanece contraída, não fazendo o mecanismo de ordenha como falamos.

O repouso com as pernas elevadas também auxilia nesta briga, facilitando o escoamento do sangue, utilizando-se a gravidade a seu favor.

As medicações receitadas, conhecidas como flebotônicas, melhoram a capacidade destas veias voltarem a seus calibres normais e não dilatarem tanto. Porém, o uso delas não livra ninguém dos pontos anteriores! Como digo, elas dão um “empurrãozinho” na melhora, principalmente diminuindo o inchaço (edema) e consequentemente as queixas de dor, queimação, formigamento, etc.

As meias elásticas de compressão têm uma função simples e eficaz: comprimem as veias, não as deixando dilatar e não criando espaço, digamos assim, para formação de edemas também.

E, por fim, o tratamento cirúrgico. Este tem como objetivo a retirada daquelas veias já doentes, que levam às queixas. A cirurgia não pode ser encarada como fim do tratamento. A Insuficiência Venosa é uma doença crônica, ou seja, acompanha seus portadores praticamente por toda a vida depois de instalada. Portanto, o paciente que foi operado não deve de forma alguma interromper os outros quatro pontos citados, com destaque para os exercícios físicos, para o repouso com pernas elevadas e, para aqueles que fazem sua jornada de trabalho muito tempo de pé ou sentados (quase todas as profissões, não é?!), o uso da meia.

O objetivo do tratamento é a prevenção do aparecimento das varizes. A evolução desta doença leva a inchaços cada vez mais difíceis de tratar e mais dolorosos, ao escurecimento e endurecimento da pele das pernas (próximo aos tornozelos na sua maioria), ao aparecimento de úlceras nesta região, à maior chance de trombose e de flebites (inflamações das veias).

Lembrem-se: Não temos o intuito de substituir o seu médico. Portanto, não deixem de procurar o Angiologista ou o Cirurgião Vascular para ser examinado e ter seu tratamento iniciado de forma adequada.

Um grande abraço, Dr. Felipe

Se você é profissional de saúde e gostaria de colaborar com o nosso blog envie um email para renata@helpsaude.com

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros