Pular para o conteúdo principal

Vantagens dos Tratamentos com Implantes Dentários

Há mais de 30 anos, o uso de implantes dentários e próteses é uma excelente forma de solucionar a falta de dentes e problemas de mastigação. Implantes são raízes artificiais instaladas por processo cirúrgico, muito simples, rápido e indolor, no osso maxilar para substituir um ou mais dentes perdidos. Este processo envolve duas etapas: a primeira, uma etapa cirúrgica, onde são instalados os implantes que substituirão as raízes naturais dos dentes e a segunda etapa, a etapa protética, onde serão instaladas as próteses dentárias, ou seja, os dentes artificiais que ocuparão o lugar dos dentes naturais ausentes ou deteriorados.










Em geral, leva-se de 3 a 6 meses para que o implante cicatrize, antes da colocação do dente definitivo. Neste período de cicatrização, o paciente utiliza uma prótese provisória fixa ou removível. Uma vez que o implante esteja consolidado ao osso, a união pode ser considerada praticamente permanente. Os implantes podem ser utilizados para fixar coroas em porcelana unitárias, próteses fixas parciais ou de todos os dentes e ainda dentaduras. Com a popularização dos implantes, os tratamentos que antes tinham custo elevado hoje em dia se tornaram muito mais viáveis.

Implante Unitário


Quando existe um dente ausente, a melhor opção para repô-lo é por meio de um implante dentário. O implante apresenta diversas vantagens em relação às demais alternativas de tratamento, entre elas:

• Os dentes vizinhos permanecem intactos

• O dente é preso somente no implante o que possibilita a utilização do fio dental como em um dente natural

• Resultados estéticos e funcionais excelentes

• Rapidez e praticidade no tratamento pois as peças utilizadas são pré-fabricadas

• Não sofre de doenças como cáries e infiltrações

• Em alguns casos é possível instalar um dente provisório logo em seguida da colocação do implante

• A instalação de um implante paralisa o processo de atrofia óssea que ocorre em regiões desdentadas

Sequência de tratamento com implante unitário:
























Implantes Múltiplos


Quando existem vários dentes ausentes, a capacidade de mastigação pode estar muito comprometida, assim como a estética do sorriso. Neste caso, a melhor opção é utilizar vários implantes dentários. A instalação dos implantes deve ocorrer o mais rápido possível para evitar que o processo de atrofia óssea ocorra nas regiões desdentadas.

O implante apresenta diversas vantagens em relação às demais alternativas de tratamento, entre elas:

• Os dentes vizinhos permanecem intactos

• A prótese é fixa sobre os implantes o que propicia resultados estéticos e de mastigação excelentes

• Rapidez e praticidade no tratamento pois as peças utilizadas são pré-fabricadas (6 sessões)

• Não sofre de doenças como cáries e infiltrações

Sequência de tratamento para prótese fixa sobre implante:












O paciente tem a ausência dos últimos dentes da arcada inferior direita. A melhor alternativa é utilizar uma prótese fixa sobre Implantes. Os implantes são instalados em uma única sessão, em um procedimento rápido e simples. A Prótese cerâmica é instalada após o período de cicatrização após 3 a 6 meses. A Nova prótese vai suportar a mesma força de mastigação que seus dentes naturais. Você terá uma solução estável e segura que permitirá a você comer tudo o que quiser.

Arcada Completa

A perda de todos os dentes afeta a qualidade de vida de uma pessoa e muitas vezes a sua auto-estima, pois a estética do sorriso pode estar muito comprometida. A capacidade de mastigação promovida pelas próteses convencionais é normalmente insatisfatória. Neste caso, a melhor opção é utilizar vários implantes dentários que ajudam a fixar a prótese.

A instalação dos implantes deve ocorrer o mais rápido possível para evitar que o processo de atrofia óssea ocorra nas regiões desdentadas. Antes da invenção dos implantes, não havia solução para os casos onde ocorrera perda óssea excessiva, o que impossibilitava a fixação de próteses. Eram os pacientes chamados de "inválidos orais". Atualmente, este panorama mudou pois os implantes permitem que utilizemos próteses fixas de todos os dentes, que permitem a mastigação de todos os tipos de alimentos, com confiança, de forma altamente estética e duradoura. É a chamada terceira dentição.

TODOS OS DENTES EM UM SÓ DIA!

Devido aos avanços científicos, hoje é possível, em casos selecionados, entrar no consultório sem dentes e sair no final do dia com todos os dentes fixos sobre os implantes. Essa tecnologia, conhecida como Carga Imediata, proporciona uma grande satisfação aos pacientes devido aos rápidos resultados.

Sequência de tratamento com implante para arcada completa:
























Outros tipos de Prótese – suas funções e desvantagens comparadas aos Implantes


- Próteses Fixas, Próteses Removíveis, Próteses Adesivas

Atualmente há três alternativas para a colocação de implantes. Veja abaixo:











1. Prótese Fixa: Em relação aos implantes apresenta como desvantagens a continuidade da atrofia óssea na região desdentada e a necessidade de desgastar os dentes saudáveis para apoiar a prótese.

2. Prótese Adesiva: Em relação aos implantes apresenta como desvantagens a continuidade da atrofia óssea na região desdentada, porém não é necessário desgastar os dentes vizinhos. Por ser feita de porcelana, tem um bom aspecto estético mas possui durabilidade muito curta e rapidamente se destaca. Pode ser utilizada como uma prótese provisória antes da confecção do implante.

3. Prótese Removível: Não é considerada uma solução permanente, pois é instável e pouco firme, o que afeta a mastigação e o conforto. Este tipo de prótese é feito de um plástico rígido. É de confecção rápida e barata, podendo ser utilizada como uma prótese provisória antes da confecção do implante.



Abraços Dr. Marcel Amaral Prado





Se você é profissional de saúde e gostaria de colaborar com o nosso blog envie um email para renata@helpsaude.com

Comentários

  1. Gostei muito da matéria, gostaria de ver mais a respeito, explicações referente a idade dos implantados, preparação para esse tipo de cirurgia, medicamentos necessários a serem tomados, a média de custo,tempo de recuperação, tempo a ser colocado os implantes, tipo de profissionais, visto que no momento o mercado está saturado de clinicas especializada em transplantes e com facilidades exageradas de pagamento etc. Conheço pessoas que pagaram um valor identico a compra de um aptº e/ou de um carro, se uma mulher que extraiu todos os dentes superiores aos 20 anos e tendo 6 inferiores na boca pode implantar depois de passado 45 anos, se possível? quais os riscos?
    Parabéns pela matéria.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

A riqueza do conhecimento compartilhado na prática médica moderna

Vamos discorrer sobre termos essenciais para a Gestão do Conhecimento (GC). Derivando definições da área de Informática, podemos afirmar que dado é sequência de símbolos quantificados ou quantificáveis. Portanto, um texto é um dado. De fato, as letras são símbolos quantificados, já que o alfabeto por si só constitui uma base numérica. De forma semelhante, sons e imagens também são dados. A partir do momento em que os dados podem ser organizados de forma lógica e inteligível, podemos chamá-los de informação. Quando a informação pode ser aplicada a qualquer situação em que seja necessária uma tomada de decisão, nós temos o conhecimento. Em outras palavras, conhecimento é a informação útil ou aquela que carrega um propósito. O conhecimento médico sempre foi uma combinação entre arte e ciência, sendo tradicionalmente relegado a pesquisadores a busca pelos avanços e, aos médicos praticantes, a arte de aplicar o conhecimento e se relacionar com o paciente. Entretanto, em nosso tempo,

Malformações Vasculares do Cérebro

1. Introdução As malformações vasculares cerebrais são anomalias na formação dos vasos sanguíneos do cérebro e que podem levar a acidentes vasculares ou epilepsia.  2. Classificação em tipos Os diversos tipos de malformações vasculares cerebrais apresentam diferentes quadros clinicos, ou seja, sintomas e sinais de sua existência, assim como características típicas em exames de imagens, como ressonância magnética cerebral. Devem, portanto, ser analisadas separadamente. A classificação mais usada na literature médica divide as malformações vasculares cerebrais em quatro tipos: • Malformações artério-venosas ou mais conhecidas como MAV. • As malformações cavernosas cerebrais ou cavernomas (ou, também chamados angiomas cavernosos). • As malformações venosas (ou angiomas venosos). • As telangiectasias. 2.1. Malformações artériovenosas cerebrais (MAVs) Embora não seja o tipo mais comum de malformação vascular do cérebro, pode manifestar-se em pacientes jovens, sendo causa