Pular para o conteúdo principal

HEPATITE B

O que é hepatite B?
É uma doença infecciosa viral sexualmente transmissível que provoca  uma inflamação do fígado.  Esta inflamação pode ser leve, até imperceptível. Pode também se apresentar como um resfriado comum. Muito raramente ela pode ser bastante grave e levar à morte pela destruição abrangente e rápida do tecido hepático levando a ampla hemorragia.
A principal forma de contágio se dá por transfusão de sangue. A transmissão sexual, no parto e por compartilhamento de agulhas entre usuários de substâncias psicoativas injetáveis são atualmente mais freqüentes do que a contaminação por transfusão.
 Os principais sintomas são mal estar, dores na cabeça e no corpo, cansaço, redução do apetite, febre e náuseas. Os sintomas características são a pele amarelada, coceira, urina com coloração bem escura e fezes com coloração esbranquiçada, comuns a todos os tipos de hepatite (inflamação do fígado) em sua forma aguda.
A principal e mais delicada característica da hepatite B é que cerca de 40% dos infectados com o vírus, mesmo que não tenham apresentado sintoma algum no início da infecção, irão desenvolver doenças hepáticas graves após cerca de 8 anos, pois a doença se tornou crônica. Isso significa que o corpo não conseguiu eliminar sozinho o vírus e este permaneceu durante este tempo silenciosamente destruindo ou alterando as células do fígado. Este processo pode levar ao câncer ou à cirrose

Como se trata a doença?
Não existe tratamento específico para a doença. Pode-se tratar os sintomas  como as náuseas, vômitos e coceiras, bem como medidas para fortalecer as defesas do organismo a fim de evitar as complicações. 
O consumo de álcool deve ser evitado.   Em caso de suspeita da presença do vírus, um exame de sangue específico pode determinar em que estágio está a contaminação ou se o indivíduo está imune à doença.
É necessária a avaliação, inicialmente por um generalista ede um hepatologista se este primeiro assim o indicar.
 
  Como evitar?
A principal forma de prevenção é a vacinação preventiva, já no primeiro mês de vida, o que costuma acontecer ainda na maternidade. As doses de reforço estão contidas no calendário de vacinação da criança.
Adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença também deve ser imunizados, assim como pessoas que lidam com doentes, como profissionais de saúde.  Estas vacinas estão disponibilizadas nos postos públicos e particulares de vacinação pelo Brasil.
Geralmente, são necessárias 3 tomadas seriadas para a adequada imunização. Sugerimos um exame sorológico após 3 a 4 meses da terceira vacina a fim de confirmar a imunização.

Epidemiologia
No Brasil, cerca de 15% da população possui o vírus, e pelo menos 1% é portadora crônica da doença. Na população mundial mais da metade já foi infectada pela hepatite B.


Fonte: Editoria HelpSaúde.

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros