quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Hepatite

Em todo mundo existem 5 tipos de hepatites: A, B, C, D que são mais comuns no Brasil e a do tipo E que é mais freqüente na Ásia e na África. A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas e também por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

No Brasil existem milhões de pessoas que são portadoras do vírus B e C e não sabem, pois a hepatite é uma doença silenciosa que nem sempre apresenta sintomas. Mas quando esses sintomas aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As pessoas que tem o vírus correm o risco de as doenças evoluírem (se tornarem crônicas), causando danos mais graves no fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

O diagnóstico de hepatite seja qual for seu tipo é feito a partir de um exame de sangue no qual se procura pelos anti-corpos referente ao tipo dela. Por exemplo, se há suspeita de Hepatite A, faz-se uma busca no sangue do paciente pelo anti-corpo anti-HAV. Após a confirmação, o profissional de saúde indicará o tratamento mais adequado, de acordo com a saúde do paciente.

Vacina para hepatite B:

Atualmente, o Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente vacina contra a hepatite B em qualquer unidade de saúde. Mas, é necessário:

1-Ter até 24 anos, 11 meses e 29 dias - essa faixa será ampliada para até 29 anos em 2012.

2-Pertencer ao grupo de maior vulnerabilidade - gestantes, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, manicures, populações indígenas, doadores de sangue, gays, lésbicas, travestis e transexuais, profissionais do sexo, usuários de drogas, portadores de DST.

A imunização é realizada em três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

Para saber mais detalhes, veja o vídeo do Ministério da Saúde:



Procure por profissionais da área da saúde no Help Saúde: Inumonologista


Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com


Fonte: Editoria Help Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário