Pular para o conteúdo principal

Dia de Combate ao Colesterol

Cardiologia é a especialidade médica que estuda o diagnóstico e tratamento das doenças cardíacas bem como o sistema cardiovascular. Existem fatores de risco que contribuem para o aparecimento das doenças cardiovasculares. As causa podem ser: fatores imutáveis, do qual não podemos interferir, como é o caso da hereditariedade, idade e sexo. E os fatores mutáveis, do qual podemos prevenir, tais como o fumo, colesterol elevado, pressão arterial elevada, vida sedentária, obesidade etc.

No Dia de Combate ao Colesterol trouxemos informações importantes para entender este fator que acomete grande parte da população brasileira.

As gorduras do sangue - os lipídios - são compostos principalmente pelo Colesterol, o HDL Colesterol, o LDL Colesterol e os Triglicerídios. O Colesterol é gordura indispensável para o funcionamento do nosso metabolismo e está presente em todas as células do corpo. Deve-se então dar uma atenção ao equilíbrio do HDL e LDL.

HDL: bom colesterol e tem a função de conduzir o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito.

LDL: colesterol ruim e atua inversamente ao HDL, depositando o colesterol em todas as células. Está associado ao início e à aceleração do processo de aterosclerose.

Ou seja, tome cuidado com o LDL! Veja abaixo a tabela de colesterol:

Colesterol total (mg/dL)
Desejável: Menor que 200
Limítrofe: 200 a 239
Alto: Maior ou igual a 240

LDL Colesterol (mg/dL)
Ótimo: Menor que 100
Quase ótimo: 100 a 129
Limítrofe alto: 130 a 159
Alto: 160 a 189
Muito alto: Maior ou igual a 190

HDL Colesterol (mg/dL)
Baixo: Menor que 40
Protetor: Maior ou igual a 60

A melhor forma de cuidar dos níveis do colesterol é ter uma dieta saudável.

Prefira:
- Leite e iogurte desnatados, queijo branco fresco, ricota, "cottage", queijos "light
- Arroz, batatas, cará, inhame, macarrão, pães, bolachas de água e de água e sal
- Peixes, aves sem pele, carnes magras
- Clara de ovos
- Frutas e hortaliças frescas
- Canola, girassol, milho, soja, azeite de oliva, margarinas "light
- Picolé de frutas, "frozen", "sorbet", iogurte, doces de frutas

Modere
- Leite tipo C, semidesnatado
- Bolos simples, pão doce, bolacha maisena, bolacha de leite
- Embutidos de peru, mariscos, lagosta, ostra, mexilhão, camarão, polvo
- Preparações que contenham gema, inclusive ovos com reduzido teor de colesterol
- Nozes, avelãs, abacate, azeitonas, margarinas cremosas

Evite
- Leite e iogurtes integrais, queijos amarelos (prato, mussarela, provolone, parmesão, etc)
- Massas com ovos ou preparações com creme de leite, requeijão, gordura vegetal ou manteiga, croissant, pães recheados com cremes ou com cobertura de chocolate ou coco, biscoitos amanteigados
- Carnes gordas, miúdos (fígado, moela, rim, língua), embutidos (lingüiça, salsicha, mortadela, salame, presunto), lula, "escargot"
- Alimentos que contenham grande quantidade de gema como: quindins, fios de ovos
- Coco, pratos preparados com creme de leite, manteiga, manteirina, requeijão ou queijos gordurosos
- Gordura hidrogenada, manteiga, manteirina, bacon, banha de porco, gordura de coco, óleo de dendê, creme de leite
- Sorvetes cremosos, chocolate, torta e bolos confeitados

Dicas para uma boa alimentação:
  • duas gemas de ovo por semana.
  • carnes vermelhas, aves e peixes como complementos de outros alimentos e não como "prato principal".
  • prefira carnes brancas magras (aves e peixes), 3 a 4 vezes por semana (mínimo).
  • alimentos que são fontes de fibras: feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico, frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
  • use pouco óleo no preparo de alimentos.
  • prefira grelhados, assados, ensopados no lugar das frituras.
  • faça, pelo menos, três refeições por dia, e lembre-se de consumir leite desnatado, cereais, frutas, verduras, legumes, carnes magras, feijões e substitutos (lentilha, ervilha, grão-de-bico).
  • precisa comer fora de casa? Não deixe de obedecer a sua dieta.
Cuide do seu coração! Tenha uma alimentação saudável.


Não deixe de visitar um cardiologista e acompanhe os níveis do colesterol. Encontre um perto de você no Help Saúde.

Fonte: Editoria Help Saúde.


Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros