sexta-feira, 8 de julho de 2011

Guia Help Saúde > Família > Estresse


Estresse é a mais nova doença do milênio, devido à correria do dia-a-dia e problemas pessoais, muitas pessoas não dedicam um tempo para si mesmas.

O estresse é a reação do corpo a qualquer situação que envolva tensão física ou psicológica. Ele provoca descarga do hormônio adrenalina, que afeta principalmente os aparelhos: circulatório e respiratório. Por isso, o coração e a respiração aceleram em um momento de estresse.

Os primeiros sinais costumam ser tensão exagerada, irritabilidade e alterações no humor. Com o passar do tempo podem surgir sintomas mais sérios, como cansaço mental, tristeza, frustração, falta de apetite, agitação na hora de dormir e ansiedade. Outros são palidez, suor frio nas extremidades do corpo, suor em excesso e aumento da pressão arterial. As pessoas podem notar que estão sob forte pressão quando fatos rotineiros do trabalho, em casa e até mesmo no lazer causam certa reação.

O estresse é cumulativo, isto é, se você não o extravasa, ele continua em você. Sabe-se também que o acúmulo de estresse está associado a muitas doenças.

Dicas do Help Saúde para aliviar o estresse:

-No trabalho, faça pequenas pausas em momentos de intenso estresse. Afaste-se de sua mesa, beba água, respire fundo por alguns instantes e concentre-se em algo agradável, para voltar renovado.

-Tenha pelo menos duas vezes na semana um lazer ou passatempo que traga alegria(se praticado junto com a família ou amigos ainda melhor!).

- Pratique regularmente esportes e exercícios.

- Melhore a alimentação, pare de fumar e reduza o consumo de bebidas alcoólicas.



Procure por um psicólogo em qualquer lugar do Brasil no Help Saúde.


Fonte: Editoria Help Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário