Pular para o conteúdo principal

Guia Help Saúde > Infantojuvenil > Guia do bebê - Dicas para Amamentação


Chegou gente em nova em casa! Os primeiros dias do bebê é um momento de muita alegria, mas também muito delicado para a maioria dos pais. É uma fase de adaptação, tanto para a família quanto para o bebê que acabou de chegar ao mundo.

As principais dúvidas das mães são em relação à alimentação. Até que mês amamentar? Posso oferecer outros alimentos além do leite materno? Quais são as principais vantagens do aleitamento? Entre tantas outras, por isso o blog do Help Saúde preparou o Guia do Bebê com algumas dicas e sempre lembrando que visitas ao pediatra são importantíssimas.

Todos sabem da importância do aleitamento materno, o ideal é que a criança tenha uma dieta exclusiva com o leite materno até os 6 meses de idade. Ele reduz o risco de infecções, alergias, problemas de fala, oclusão dentária, cáries, otite, obesidade e doenças cardiovasculares. A partir do sexto mês é indicada a introdução de outros alimentos na dieta do bebê, como papinhas de legumes, frutas e carnes.

As principais vantagens do aleitamento para mãe e para o bebê:

- Atende ao instinto de sucção do bebê, que é mais forte na primeira hora pós-parto.

- Agiliza a ingestão do colostro, substância presente no leite materno e que constituí a primeira forma de imunização.

- Estimula o corpo da mãe a produzir mais leite, que será importante para o bebê nas semanas seguintes.

- Reduz a hemorragia pós-parto.

O bebê mama muito e a qualquer distante no primeiro mês, mesmo durante a noite, e esse comportamento não significa que o leite seja fraco: sempre tem os nutrientes necessários. É importante também que o bebê esvazie a mama, pois o leite do final da mamada possui mais gordura, gerando mais saciedade e ganho de peso.

O Guia Help Saúde indica para as mamães que no momento da amamentação elas escolham um lugar tranqüilo e usem roupas confortáveis, para que o momento seja ainda mais especial.

Nos primeiros dias o bebê pode parecer relutante em mamar. Às vezes, ele e a mãe ainda precisam de um tempo para “aprender” como interagir um com o outro.

As principais dificuldades são:

- Posição desconfortável para o bebê: nada de empurrar sua cabeça por trás em direção à mama, pois o obriga a esticar-se ou virar o pescoço para manter o peito da mãe na boca, dificultando assim a respiração.

- Muita manipulação por estranhos.

- Bicos artificiais ou chupetas que confundem o bebê no momento de sucção.
- O bebê está com dores.

- Abertura da boca insuficiente

- Mamilos planos, devido a mamas ingurgitadas (cheias de mais)

- Mamilos invertidos, impedindo o bebê de pegar a aréola da mama com a boca.

- Fluxo excessivo de leite

- Sono ou ausência de fome

- Fraqueza por baixo peso.

Para reduzir esses problemas siga as orientações do Guia Help Saúde:

- Segure calmamente o seu bebê próximo ao peito e coloque-o sentado de lado, mantendo a cabeça apoiada na sua mão, para controlar movimentos sem fazer pressão; não flexione a cabeça dele, para não empurrar o nariz contra o peito.

- Retire um pouco de leite, espalhe no mamilo e provoque o bebê com o mamilo até que ele abra bem a boca, antes de pegar a auréola.

- Não use bicos artificiais ou chupetas; se necessário, ofereça leite materno no copinho, até que o bebê mame no peito; não dê mamadeiras de água ou leite artificial.

- Levante o seio e aponte o mamilo para o céu da boca, ajudando assim o bebê a iniciar o reflexo de sucção.

- Não insista além de alguns minutos: se ele não mamar, tente novamente mais tarde.

- Não pressione pontos doloridos.

-Não limite as mamadas, para que as mamas não fiquem cheias demais; se o fluxo inicial for excessivo, use só um seio por mama (até o fluxo se normalizar) e esvazie o outro.

Quando for impossível o aleitamento materno, o pediatra deve decidir como substituí-lo. Hoje em dia, existem leites com fórmulas desenvolvidas para cada fase do bebê que podem a ser tão bons e completos como o leite materno.

Procure por um pediatra em qualquer lugar do Brasil no Help Saúde.


Fonte: Editoria Help Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros