Pular para o conteúdo principal

Médicos decidem paralisar atendimento a dez operadoras

A assembleia estadual dos médicos de São Paulo decidiu suspender o atendimento a 10 operadoras de planos e seguros de saúde que ignoraram as propostas de negociação apresentadas pela Comissão Estadual de Honorários Médicos.

São elas:
Seguradoras: Notredame e Porto Seguro.
Medicina de grupo: Gama Saúde, Green Line e Intermédica.
Autogestões: ABET (Telefônica), Caixa Econômica Federal, Cassi (Banco do Brasil), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Embratel.

Àquelas que responderam, mas com propostas aquém das reivindicações (Amil, Golden Cross, Medial, Geap, Marítma e Amico), será dado um prazo de 30 dias para aprofundar as negociações.

Os médicos reivindicam recomposição do valor da consulta para R$ 80,00 e procedimentos atualizados proporcionalmente de acordo com a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), além de regularização dos contratos entre médicos e operadoras com a inserção de cláusula de reajuste anual baseado no índice autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para os planos individuais.

Outra decisão aprovada em assembleia é paralisar o atendimento por 72 horas de forma escalonada, por especialidade, para não prejudicar o atendimento ao usuário.Na primeira semana, parará uma especialidade por três dias - Cardiologia, por exemplo; na segunda, outra ; na terceira, mais uma; e assim por diante. São 53 especialidades médicas, o que significa que, se necessário for, não haverá atendimento aos dez planos escolhidos seguidamente por tempo indeterminado. Entretanto, os médicos permanecem abertos à negociação.

A plenária também legitimou a comissão, que é composta pelas entidades estaduais (Cremesp, APM e Simesp), sociedade de especialidades, Academia de Medicina e sindicatos médicos. Também ficou acordado que sejam divulgados na mídia, de forma ampla e abrangente, todos os valores em relação às consultas e alguns procedimentos.

A assembleia foi realizada na noite desta quinta-feira (30/6),na sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas em São Paulo. A mesa de abertura foi composta por Renato Azevedo, presidente do Cremesp; Jorge Machado Curi, presidente da Associação Paulista de Medicina; Cid Célio Carvalhaes, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de SãoPaulo (Simesp); Jose Roberto Baratella, vice-presidente da Academia de Medicina de São Paulo; Tatiana Queiroz, da Pro Teste e representantes de entidades de cirurgiões dentistas, que participaram da mobilização em apoio aos médicos e em defesa da saúde da população.

O encontro reuniu cerca de 500 médicos, além de representantes das entidades médicas paulistas, das comissões regionais de negociação, da OAB, do Sindhosp, além de deputados e vereadores, entre eles, o presidente da Frente Parlamentar de Saúde, Eleuses Paiva, os vereadores Jamil Murad e Braz Antunes Mattos Neto, e o deputado estadual Carlos Bezerra Junior.

Foto: Osmar Bustos

Fonte: CREMESP

Temas relacionados no Help Saúde: Médico

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com

Comentários

  1. Para profissionais da area de saúde visite nosso blog ....http://hosptecccirurgica.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros