terça-feira, 5 de julho de 2011

Guia Help Saúde > Urgência > Parada Cardiorrespiratória

A parada cardiorrespiratória é caracterizada pela parada abrupta da função cardíaca e da respiratória nas pessoas. Também é conhecida como PCR e tem como causa primária a falta de oxigenação do coração.
Para saber identificar se algum parente seu ou amigo está passando por uma parada cardiorrespiratória, veja os principais sintomas
  • Inconsciência ou ausência de resposta à chamada verbal
  • Ausência de movimentos respiratórios;
  • Ausência de pulso;
  • Palidez;
  • Pele fria e úmida;
Dicas do Help Saúde para reanimação:
Depois de identificada a parada cardíaca, antes de qualquer outro procedimento entre em contato telefônico com um serviço de emergência médica da sua cidade. Enquanto espera a chegada de ajuda profissional, inicie uma série de manobras de ressuscitação cardiopulmonar da vítima. Uma delas é a massagem cardíaca, que tem como finalidade estabelecer a circulação e a oxigenação cerebral e dos demais órgãos.
Algumas Dicas do Help Saúde sobre a massagem cardíaca:
O passo-a-passo para ajudar a vítima até o socorro chegar:
1)Coloque a vitima deitada de costas sobre uma superfície dura.
2) Sem interromper a respiração boca-a-boca, comece a massagem.
3) Para determinar o local em que a massagem deve ser feita, encontre, no meio do tórax, o osso esterno. Ele começa acima do estômago. Sua mão deve ser posicionada na metade inferior (isto é, entre a metade e a base) do osso.
4) Abra suas mãos e coloque uma sobre a outra. Você vai usar só a palma, mantendo os dedos esticados para cima. Em crianças pequenas, ao contrário, use os dedos, apenas. Meça a força de acordo com o tamanho da vítima.
5) Aperte o tórax da vítima, pressionando seu coração, e solte em seguida. Mantenha o ritmo de uma compressão por segundo.
6) Para ajudar a colocar pressão na massagem, deixe seu braços esticados.
7) A cada parada para fazer a respiração boca-a-boca, verifique se o pulso voltou. Para sentir a pulsação, coloque as pontas dos dedos indicador e médio na virilha ou no pescoço da vítima, ao lado da traquéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário