quinta-feira, 21 de julho de 2011

Guia Help Saúde > Infantojuvenil > Guia do bebê - Hora do banho

Chegou a hora do banho! Esse momento tão gostoso pode se tornar estressante para os pais de primeira viagem, principalmente se tratando de recém-nascidos. Essa insegurança é algo compreensível, pois é uma experiência completamente nova e diferente que exige certas habilidades. Mas seguindo as dicas do Guia Help Saúde, com certeza esses medos irão ir embora e a hora do banho será a parte mais divertida do dia.



Dicas do Help Saúde para um banho tranqüilo com o seu bebê:

-Escolha um ambiente tranqüilo e sem correntes de ar para montar a banheira. O ideal é que seja no próprio quarto do bebê. Escolha um horário que tenha uma temperatura mais elevada como das 11h até as 15h.A banheira deve ficar na altura da cintura da mãe e a água não deve ultrapassar 15 cm de altura.

-Uma dica interessante também é dar banho antes da mamada para evitar que o bebê regurgite.

-Prepare o trocador que deve ficar perto da banheira. O trocador deve ser forrado com a toalha para enxugar o bebê logo em seguida do banho, xampu e sabonete neutros (ou aqueles feitos especialmente para bebês, pois não ardem os olhos), a fralda (separe duas para o caso de imprevistos) e as roupinhas que serão usadas (por ordem de colocação).

-Prepare também uma cestinha ao lado do trocador com os produtos mais usados: algodão, pomada contra assaduras, óleos perfumados, escovinha de cabelo.

-Antes de dar banho cheque se a água está quente ou fria demais usando o cotovelo ou pulso. Se preferir use um termômetro que deve acusar 36 °. Comece o banho com a criança ainda vestida usando um chumaço de algodão molhado em água morna e limpando o rostinho, olhinhos (do canto externo ou interno) e nariz. E depois seque delicadamente.

-Na hora de lavar a cabeça sustente o corpo do seu filho com o braço, segurando a nuca com uma das mãos. Chegue perto da banheira e com a outra mão molhe os cabelos dele devagar. Em seguida passe o xampu, massageia e enxágüe.

-No trocador seque os fios delicadamente e atrás das orelhas. Agora com o bebê sem roupa limpe suas partes íntimas com um chumaço de algodão molhado com água morna e sabonete depois descarte.

Agora que já foram limpas as partes que ficam mais sujas, chegou a hora que o bebê mais gosta: entrar na banheira. Leve seu filho até a banheira e mergulhe o seu corpinho até a água alcançar a altura da barriga. Segure-o com firmeza apoiando as costas dele no seu braço e se o bebê chorar o distraia cantando músicas tranqüilas ou deixando que ele aperte seu dedo. Comece limpando a parte da frente: barriguinha, bracinhos e perninhas. O corpo todo precisa ser lavado: do pescoço até os dedos do pé. Como os bebês mantêm as mãos fechadas, você deve abri-las para lavá-las.

Terminada a parte da frente, chega a hora mais temida pelos pais: a hora de lavar as costas. É um momento mais tenso por muitos pais terem medo de um acidente como deixar o filho escorregar ou se afogar. Um dica é apoiar o bebê no seu antebraço, deixando ele bem erguido sem riscos de acidentes e jogar a água por suas costas. Limpe com sabonete depois enxágüe bem.

Tire o bebê do banho, direto para a toalha e seque todas as parte do seu corpo com cuidado pois a pele do bebê ainda é muito sensível.

Não se esqueça de secar bem as dobrinhas para evitar as assaduras e para finalizar passe um creme hidratante (exclusivo para a pele do bebê) e faça massagens.

Links relacionados: Dicas para amamentação

Cuidados com a mama durante a amamentação

Cólicas

Procure por um obstetra em qualquer lugar do Brasil no Help Saúde.


Fonte: Editoria Help Saúde.

Um comentário:

  1. compre desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantia

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    tem mais de 2000 produtos
    ... ...
    http://www.mercadozets.com.br/

    acessorios no link abaixo

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    ResponderExcluir