terça-feira, 12 de julho de 2011

Guia Help Saúde > Urgência > Queimaduras

Queimaduras é um assunto muito sério para muitos pais e preveni-las com certeza é a melhor solução. Buscando sempre orientar o leitor do blog do Help Saúde fizemos uma lista de pequenas ações que podem ser feitas para evitar esse acidente tão doloroso.

Dicas do Help Saúde para evitar queimaduras:

- Para dificultar o acesso das crianças à cozinha, devido a fogões e fornos: utilize um portãozinho ou cerca para impedir a passagem das crianças para essa parte da casa.

- Panelas e outro recipientes com líquidos quentes devem estar longe do alcance dos pequenos.

-Caixas de fósforos, isqueiros ou acendedores para fogão devem ser aguardados em local seguro.

-Produtos químicos corrosivos (soda cáustica, ácido muriático, aguarrás, tíner, etc) ou de fácil combustão (álcool, querosene, gasolina etc) não devem estar perto de onde elas circulam.

Dicas do Help Saúde sobre como agir em caso de queimadura:

-A primeira providência, seja a vítima criança ou adulto, é resfriar o local o mais rápido possível. Mergulhando em água fria ou ficando durante, no mínimo, 20 minutos debaixo de uma torneira aberta.

- Se as roupas estiverem em chamas, estenda imediatamente a pessoa no chão, com o lado do fogo para cima. Se possível, apague-o abafando as chamas com um cobertor, lona ou pano grosso, iniciando pela cabeça e indo em direção dos pés. Caso necessário use água.Se as roupas estiverem grudadas na pele, evite removê-las.

- Não aplique qualquer pomada ou creme, nem fure as bolhas que eventualmente venham a se formar na pele.

- Após resfriar a queimadura, procure socorro médico imediato, evitando ao máximo mexer a área queimada.

-Mantenha a parte queimada elevada em relação ao resto do corpo, para reduzir o inchaço. Dê goles de água fria à vítima enquanto aguarda ajuda médica.

- Em caso de acidentes com queimaduras causadas por corrente elétrica, não toque na vítima até que se desligue a energia. Tome cuidado com fios soltos e água no chão.

-Para vítimas de corrente elétrica, observe se há parada cardiorrespiratória. Em caso afirmativo, e antes de qualquer procedimento, entre em contato com o serviço de emergência disponível. Só então se você tiver treinamento para isso, inicie as manobras de reanimação cardiopulmonar. (Veja no Guia Help Saúde sobre Parada Cardiorrespiratória)

Procure por um dermatologista em qualquer lugar do Brasil no Help Saúde.

Fonte: Editoria Help Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário