Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma - 26 de Maio

ORIGEM DA DATA

O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma foi instituído através da Lei nº 10.456/2002, a fim de promover a conscientização sobre o Glaucoma e divulgar seus principais fatores de risco. A Lei que criou a data de 26 de maio foi apoiada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e da Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (ABRAG).

O GLAUCOMA

O Glaucoma é a principal causa de cegueira no Brasil e no mundo. Trata-se de uma doença crônica grave que causa danos irreversíveis ao nervo óptico e reduz o campo visual. Atinge cerca de 2% da população mundial acima dos 40 anos. As pessoas que possuem histórico familiar, as chances do Glaucoma aumentam para 10%.

Esta doença é causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que quando elevada a níveis muito altos, as células nervosas se comprimem, danificando-as e podendo causar a morte destas células e sem tratamento adequado pode causar a cegueira. Existem vários tipos de glaucoma. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.

“Humor aquoso" é um líquido incolor constituído 98% por água e 2% por sais dissolvidos que preenchem as câmaras oculares (o espaço entre a córnea e a íris). O humor aquoso é produzido constantemente, chegando a 3 ml por dia, transportando através do processo ciliar para a parte posterior da córnea e até a parte anterior da íris. Para manter a pressão ocular constante, o humor aquoso é drenado para um vaso chamado "canal de schlemm's", que circunda todo o olho. Sua principal função é a nutrição da córnea e do cristalino, além de regular a pressão interna do olho.

TIPOS DE GLAUCOMA

GLAUCOMA CRÔNICO SIMPLES OU DE ÂNGULO ABERTO é a forma mais comum de glaucoma e atinge 80% dos casos. É provocado por um defeito na drenagem do humor aquoso, elevando a pressão intraocular provocando lesões no nervo ótico, consequentemente o comprometimento da visão. Sem tratamento, pode levar à cegueira.

Este tipo de glaucoma raramente tem sintomas e surge nas pessoas acima de 40 anos. Inicialmente provoca a diminuição do campo visual periférico e dificilmente o paciente consegue notar. A partir do avanço, a perda da visão é perceptível e um tratamento pode perfeitamente evitar que a perda visual avance. Caso não tratado em tempo, poderá ocorrer a cegueira. A catarata não pode ser causada pelo glaucoma crônico de ângulo aberto.

GLAUCOMA DE ÂNGULO FECHADO é o tipo de glaucoma tem como diferencial o aumento súbito da pressão intraocular pelo fato do ângulo iridrocorneado é estreito e dificulta a drenagem do humor aquoso, proporcionando uma pressão mais elevada que o normal, provocando a perda progressiva do campo visual. Neste tipo de glaucoma há uma produção de bruscos. Todavia, o principal perigo consiste na produção de bruscos aumentos da pressão interna do olho, que se manifestam como crises agudas.

GLAUCOMA CONGÊNITO é um tipo de glaucoma que acomete os recém-nascidos e é a forma mais rara da doença.

GLAUCOMA SECUDÁRIO é o tipo decorrente de diabetes, uveítes, trauma, catarata ou por outra doença ocular identificável.

Existem ainda outros tipos de Glaucoma como: Inflamatório, Neovascular, Pigmentar, Traumático, entre outros.

ATENÇÃO AOS GRUPOS DE RISCO

-O glaucoma é uma doença de caráter hereditário e é importante que indivíduos de família de portadores de glaucoma façam exames preventivos com regularidade;

-O risco de ser portador de glaucoma aumenta com a idade. É importante medir a pressão intraocular após os 40 anos de idade (o que não significa que a doença não se manifeste em pessoas mais jovens);

-Diabéticos;

-Hipertensos;

-Indivíduos de idade avançada;

-Míopes que usam lentes acima de seis graus, e

-Pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares, entre outros.

É recomendável que os indivíduos do grupo de risco façam exames regulares.

TRATAMENTO

Geralmente o tratamento é clínico e à base de colírios. Também pode fazer uso de medicamentos via oral (normalmente em casos emergenciais). Como alguns tipos de glaucoma estão associados a distúrbios específicos, o cuidado com a causa pode fazer com que a pressão ocular regrida e o problema desapareça.

Você tem mais de 35 anos ou está no grupo de risco? Procure um OFTALMOLOGISTA e faça um exame para medir pressão intraocular dos seus olhos. 

Fonte: Editoria HelpSaúde.

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.

Comentários

  1. Vamos nos prevenir!!
    Atenciosamente;
    Dr. Fabio Corsini Motta - ABQ:0486
    Instituto Paulista de Quiropraxia - IPQ
    Tel.: 11-9466-2260
    http://www.ipquiropraxia.com.br/quiropraxia.html

    ResponderExcluir
  2. Encontrei este blog, no site da quiropraxia do Dr Fabio Corsini mota.inclusive postei um comentário.E aqui,volto ao mesmo Tema .
    O governo não divulga nada sobre esta patologia, Os postos de saudê normalmente não tem aparelhos para medir a pressão ocular, e sempre estão quebrados, ou inoperantes, Para se conseguir uma consulta a espera é triste e até se desiste.
    As indicações ( prescrições ) são de produtos de alto custo, que fogem a possibilidade de uso para controle da pressão .
    E EU acho que deveriam tomar providencias urgentes, pois muitos brasileiros(como os senhores sabem ) vão ficar cegos, por falta de uma divulgação e ação do Ministerio da Saude.
    Eu substitui o Miotico prescrito de alto custo a cima de R$100.00 por Maleato de Timolol, que custava apenas R$2.30 um frasco, com o dobro da quantidade, do Prescrito. Uso a mais de 20 Anos
    e minha pressão ocular está sob controle com uma aplicação diária em horários variados ...
    Parabenizo os criadores desta Pagina e desde já EU sou um divulgador Voluntario e aleatório, deste feliz Blog, que vai permitir que muita gente no Brasil inteiro, passe a companhar estes alertas, da mais alta IMPORTÂNCIA pois Perder a Visão é apenas TERRÍVEL.
    Podem contar com minha pessoa .
    marco antônio badaró athayde
    ( Mestry Badahra )
    Divulgador cientifico. (Propagandista de produtos farmacêuticos )
    Atualmente propagandista de produtos Populares (fitoterápicos e outros )
    Fone Fax 27 3327-3584 celular 27-9826-8908
    Skype mestry 160 (das 20 as 00.30 ) diariamente
    Vitoria ES

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros