Pular para o conteúdo principal

Dia do Massagista - 25 de Maio


25 de maio é comemorado o Dia do Massagista. Essa profissão foi regulamentada em um Projeto de Lei que data de 1961. A atuação da massagem se dá no campo da estética, do desporto, da prevenção e da terapêutica, tendo como objetivos a recuperação de sequelas e reabilitação de indivíduos, além de promover a saúde.

Como uma arte milenar de cura e auto-cura, teve início com as mãos, pois é com as mãos que naturalmente se alivia a dor. Mas hoje em dia já existem outras formas de massagear o corpo; a tecnologia já proporciona muitos instrumentos mecânicos/elétricos de massagem. Muito mais do que uma série de movimentos ritmados, a massagem é uma importante troca energética entre o terapeuta e o paciente, estimulando uma comunicação profunda baseada no equilíbrio e na harmonia. A função mais eficaz é a descontração do corpo e da mente, aliviando a tensão provocada no dia-a-dia. Mas a massagem também pode ser muito estimulante, ao invés de calmante: tudo dependerá do objetivo a atingir.

Alguns dos benefícios que o paciente pode esperar de uma massagem:

- bem-estar imediato;
- melhoria do sistema circulatório geral;
- fortalecimento do sistema imunológico;
- diminuição da tensão;
- redução de ansiedade; e
- tonificação muscular.

É importante lembrar que a massagem não deve ser encarada como um tratamento, mas sim como uma arte de terapia complementar.

O QUE É MASSAGEM, O QUE É MASSOTERAPIA?

MASSAGEM é a compressão metódica do corpo ou de partes do corpo, feita com as mãos ou instrumentos adequados, para cumprir finalidades terapêuticas e/ou estéticas.

MASSOTERAPIA é um termo mais moderno, usado para quem trabalha com vários tipos de massagem, inclusive, uso de injeções de doses mínimas de medicamentos, dadas com agulhas muito finas, o mais próximo possível do local da dor ou da doença. Ou seja, Massagista usa uma técnica específica, uma especialidade e Massoterapeuta usa várias técnicas.

Alguns tipos de massagens:

Acupressura - Uma massagem feita com pressões seguindo o mapa de acupuntura, mas sem as agulhas.

Anma - Tradicional massagem chinesa para equilíbrio energético. É feita sentada, sem óleos.

Anti-celulite - Uma massagem usando cremes de anti-celulite para remover celulites. Estimula o sistema circulatório de linfa no organismo.

Anti-Stress - Usando deslizamentos para diminuir o estresse do dia a dia. Estimula principalmente, a liberação de ocitocina, e outros hormônios anti-stress.

Ayurvédica - Massagem Indiana engloba tratamentos mentais, psicológicos e físicos. Normalmente é feita no chão com tatami.

Bamboo - Massagem utilizando o bambo. É feita para a circulação de linfa e para modelar o corpo.

Bowen - massagem relaxante, feita com muita sensibilidade e suave para estimular a divisão do sistema nervoso parasimpático.

Desportiva - Ajuda a retirar as toxinas do organismo, como o ácido láctico, aumenta a elasticidade dos músculos. Muito indicado para pessoas amadoras, profissionais e ou praticante de qualquer atividade física.

Do-In - Massagem japonesa que utiliza os pontos do meridiano para equilíbrio energético do corpo.

Drenagem Linfática - A massagem ajuda na eliminação de líquido que por algum motivo estão retidos no organismo.

Facial - Aumenta a elasticidade da pele e a circulação, diminui olheiras e inchaços. Ajuda na eliminação das células mortas.

Lian Gong - Previne problemas provenientes de má postura, possui exercícios para as articulações, tendões, além de movimentos para o fortalecimento do coração e pulmão. Indicada para insônia, cólicas menstruais, LER, nervosismo, entre outros.

Modeladora - Combate a celulite e a flacidez, ativa as gorduras localizadas.

Moxabustão - Usada para prevenir e tratar desequilíbrios como doenças respiratórias, impotência, depressão, cólicas menstruais, dores no nervo ciático, entre outros.

Neuromuscular - Massagem que usa a pressão nos pontos encontrados nos músculos esqueléticos.

Quick Massage - Massagem rápida de 15-20 minutos na cadeira sem óleo e diretamente nas roupas das pessoas. Muito comum em shoppings ou em escritórios.

Quiropráxia - Trabalha o sistema neuromuscular com a ajuda de movimentos da estrutura esquelética.

Ventosa - Usando copos quentes, criando vácuo, para levantar a pele e os músculos. Medicina chinesa.

Reflexologia - Pressões nos pé ou nas mãos para estimular e equilibrar a energia das pessoas. Cada ponto tem um órgão correspondente.

Reiki - Energético, equilibra as energias sem toques.

Relaxante - Reduz o estresse causado pelo dia a dia. Proporciona relaxamento total do corpo, dando uma sensação de leveza e bemstar.

Respiração - Usando técnicas para melhorar a respiração. O método Lotorp é o mais famoso.

Shantala - Massagem para bebês que traz como benefícios o aumento da circulação e relaxamento.

Shiatsu - massagem com dedos é um combinado da acupuntura chinesa com pressão nos músculos.

Sueca - A mesma que a massagem clássica. Massagem para os músculos para drenar o corpo de toxinas e para recuperar músculos tensos. Aumenta a circulação sanguínea.

Tailandesa - Massagem com muitos alongamentos derivados da yoga.

Terapêutica - Engloba todas as massagens que visa à melhora da saúde das pessoas.

Trigger Points - Pontos de gatilho. Alivia pontos doloridos do corpo que podem emitir dores e incômodos para o corpo todo.

Tui-Na - Massagem chinesa significa pegar, segurar, amassar.

Para o massagista é importante conhecer o melhor método para cada paciente e por isso, ele deve aprender algumas técnicas para utilizar a massagem correta.

Ressaltamos que existem duas linhas de massagens: a Ocidental e a Oriental, que fazem o mesmo trabalho com idéias básicas diferentes: O ocidente vendo a anatomia e o sistema esquelético muscular como o principal e o oriente as energias vitais da vida.

Responda sinceramente: Você friccionou ou amassou alguma parte do seu corpo hoje? Tem feito isso constantemente em alguma parte do seu corpo? Talvez seja a hora de procurar um MASSAGISTA.



Fonte: Editoria HelpSaúde.

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros