Pular para o conteúdo principal

Dia do Massagista - 25 de Maio


25 de maio é comemorado o Dia do Massagista. Essa profissão foi regulamentada em um Projeto de Lei que data de 1961. A atuação da massagem se dá no campo da estética, do desporto, da prevenção e da terapêutica, tendo como objetivos a recuperação de sequelas e reabilitação de indivíduos, além de promover a saúde.

Como uma arte milenar de cura e auto-cura, teve início com as mãos, pois é com as mãos que naturalmente se alivia a dor. Mas hoje em dia já existem outras formas de massagear o corpo; a tecnologia já proporciona muitos instrumentos mecânicos/elétricos de massagem. Muito mais do que uma série de movimentos ritmados, a massagem é uma importante troca energética entre o terapeuta e o paciente, estimulando uma comunicação profunda baseada no equilíbrio e na harmonia. A função mais eficaz é a descontração do corpo e da mente, aliviando a tensão provocada no dia-a-dia. Mas a massagem também pode ser muito estimulante, ao invés de calmante: tudo dependerá do objetivo a atingir.

Alguns dos benefícios que o paciente pode esperar de uma massagem:

- bem-estar imediato;
- melhoria do sistema circulatório geral;
- fortalecimento do sistema imunológico;
- diminuição da tensão;
- redução de ansiedade; e
- tonificação muscular.

É importante lembrar que a massagem não deve ser encarada como um tratamento, mas sim como uma arte de terapia complementar.

O QUE É MASSAGEM, O QUE É MASSOTERAPIA?

MASSAGEM é a compressão metódica do corpo ou de partes do corpo, feita com as mãos ou instrumentos adequados, para cumprir finalidades terapêuticas e/ou estéticas.

MASSOTERAPIA é um termo mais moderno, usado para quem trabalha com vários tipos de massagem, inclusive, uso de injeções de doses mínimas de medicamentos, dadas com agulhas muito finas, o mais próximo possível do local da dor ou da doença. Ou seja, Massagista usa uma técnica específica, uma especialidade e Massoterapeuta usa várias técnicas.

Alguns tipos de massagens:

Acupressura - Uma massagem feita com pressões seguindo o mapa de acupuntura, mas sem as agulhas.

Anma - Tradicional massagem chinesa para equilíbrio energético. É feita sentada, sem óleos.

Anti-celulite - Uma massagem usando cremes de anti-celulite para remover celulites. Estimula o sistema circulatório de linfa no organismo.

Anti-Stress - Usando deslizamentos para diminuir o estresse do dia a dia. Estimula principalmente, a liberação de ocitocina, e outros hormônios anti-stress.

Ayurvédica - Massagem Indiana engloba tratamentos mentais, psicológicos e físicos. Normalmente é feita no chão com tatami.

Bamboo - Massagem utilizando o bambo. É feita para a circulação de linfa e para modelar o corpo.

Bowen - massagem relaxante, feita com muita sensibilidade e suave para estimular a divisão do sistema nervoso parasimpático.

Desportiva - Ajuda a retirar as toxinas do organismo, como o ácido láctico, aumenta a elasticidade dos músculos. Muito indicado para pessoas amadoras, profissionais e ou praticante de qualquer atividade física.

Do-In - Massagem japonesa que utiliza os pontos do meridiano para equilíbrio energético do corpo.

Drenagem Linfática - A massagem ajuda na eliminação de líquido que por algum motivo estão retidos no organismo.

Facial - Aumenta a elasticidade da pele e a circulação, diminui olheiras e inchaços. Ajuda na eliminação das células mortas.

Lian Gong - Previne problemas provenientes de má postura, possui exercícios para as articulações, tendões, além de movimentos para o fortalecimento do coração e pulmão. Indicada para insônia, cólicas menstruais, LER, nervosismo, entre outros.

Modeladora - Combate a celulite e a flacidez, ativa as gorduras localizadas.

Moxabustão - Usada para prevenir e tratar desequilíbrios como doenças respiratórias, impotência, depressão, cólicas menstruais, dores no nervo ciático, entre outros.

Neuromuscular - Massagem que usa a pressão nos pontos encontrados nos músculos esqueléticos.

Quick Massage - Massagem rápida de 15-20 minutos na cadeira sem óleo e diretamente nas roupas das pessoas. Muito comum em shoppings ou em escritórios.

Quiropráxia - Trabalha o sistema neuromuscular com a ajuda de movimentos da estrutura esquelética.

Ventosa - Usando copos quentes, criando vácuo, para levantar a pele e os músculos. Medicina chinesa.

Reflexologia - Pressões nos pé ou nas mãos para estimular e equilibrar a energia das pessoas. Cada ponto tem um órgão correspondente.

Reiki - Energético, equilibra as energias sem toques.

Relaxante - Reduz o estresse causado pelo dia a dia. Proporciona relaxamento total do corpo, dando uma sensação de leveza e bemstar.

Respiração - Usando técnicas para melhorar a respiração. O método Lotorp é o mais famoso.

Shantala - Massagem para bebês que traz como benefícios o aumento da circulação e relaxamento.

Shiatsu - massagem com dedos é um combinado da acupuntura chinesa com pressão nos músculos.

Sueca - A mesma que a massagem clássica. Massagem para os músculos para drenar o corpo de toxinas e para recuperar músculos tensos. Aumenta a circulação sanguínea.

Tailandesa - Massagem com muitos alongamentos derivados da yoga.

Terapêutica - Engloba todas as massagens que visa à melhora da saúde das pessoas.

Trigger Points - Pontos de gatilho. Alivia pontos doloridos do corpo que podem emitir dores e incômodos para o corpo todo.

Tui-Na - Massagem chinesa significa pegar, segurar, amassar.

Para o massagista é importante conhecer o melhor método para cada paciente e por isso, ele deve aprender algumas técnicas para utilizar a massagem correta.

Ressaltamos que existem duas linhas de massagens: a Ocidental e a Oriental, que fazem o mesmo trabalho com idéias básicas diferentes: O ocidente vendo a anatomia e o sistema esquelético muscular como o principal e o oriente as energias vitais da vida.

Responda sinceramente: Você friccionou ou amassou alguma parte do seu corpo hoje? Tem feito isso constantemente em alguma parte do seu corpo? Talvez seja a hora de procurar um MASSAGISTA.



Fonte: Editoria HelpSaúde.

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A riqueza do conhecimento compartilhado na prática médica moderna

Vamos discorrer sobre termos essenciais para a Gestão do Conhecimento (GC). Derivando definições da área de Informática, podemos afirmar que dado é sequência de símbolos quantificados ou quantificáveis. Portanto, um texto é um dado. De fato, as letras são símbolos quantificados, já que o alfabeto por si só constitui uma base numérica. De forma semelhante, sons e imagens também são dados. A partir do momento em que os dados podem ser organizados de forma lógica e inteligível, podemos chamá-los de informação. Quando a informação pode ser aplicada a qualquer situação em que seja necessária uma tomada de decisão, nós temos o conhecimento. Em outras palavras, conhecimento é a informação útil ou aquela que carrega um propósito. O conhecimento médico sempre foi uma combinação entre arte e ciência, sendo tradicionalmente relegado a pesquisadores a busca pelos avanços e, aos médicos praticantes, a arte de aplicar o conhecimento e se relacionar com o paciente. Entretanto, em nosso tempo,

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Malformações Vasculares do Cérebro

1. Introdução As malformações vasculares cerebrais são anomalias na formação dos vasos sanguíneos do cérebro e que podem levar a acidentes vasculares ou epilepsia.  2. Classificação em tipos Os diversos tipos de malformações vasculares cerebrais apresentam diferentes quadros clinicos, ou seja, sintomas e sinais de sua existência, assim como características típicas em exames de imagens, como ressonância magnética cerebral. Devem, portanto, ser analisadas separadamente. A classificação mais usada na literature médica divide as malformações vasculares cerebrais em quatro tipos: • Malformações artério-venosas ou mais conhecidas como MAV. • As malformações cavernosas cerebrais ou cavernomas (ou, também chamados angiomas cavernosos). • As malformações venosas (ou angiomas venosos). • As telangiectasias. 2.1. Malformações artériovenosas cerebrais (MAVs) Embora não seja o tipo mais comum de malformação vascular do cérebro, pode manifestar-se em pacientes jovens, sendo causa