A elaboração de um dia em prol da saúde feminina, ocorreu na Holanda no ano 1984. Na ocasião, a preocupação era em relação ao alto nível de mortes maternas em todo mundo. Após 3 anos, durante um novo encontra na Costa Rica, ficou decidido que a cada 28 de maio, um tema especial em relação a saúde da mulher deveria ser colocado em pauta. A reunião também decidiu que era necessária uma maior atenção a saúde feminina. Embora as mulheres sejam mais precavidas quando o assunto é saúde, toda mobilização ficava por conta dos homens. O Governo Brasileiro aprovou a ideia, e anunciou em 1988 o dia 28 de maio como o Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher.
As estatísticas mostram que as mulheres vivem mais que os homens. Elas fazem mais consultas e exames preventivos e são, por natureza, mas cuidadosas que seus companheiros. Na maioria das vezes, elas que levam os filhos ao pediatra, e que reparam se há algo de errado com alguém da casa. Toda essa preocupação feminina em relação aos outros merecia uma data na qual elas fossem o centro das atenções. O Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher é focado em problemas e doenças femininas, como o nível de mortalidade materna, câncer de mama, gravidez na adolescência, aborto e acesso a qualidade nos serviços de saúde.
O dia é de denúncias, proposições, cobranças e sensibilização. Diversos grupos femininos voltados para a área de saúde fazem campanha e erguem suas bandeiras em prol de um progresso das mulheres em relação à saúde. Após cada ano, são coletados dados para a apuração e verificação dos sucessos das ações. Campanhas educacionais e informativas em escolas, debates em universidades, cobranças ao governo, tudo isso faz parte do trabalho que mobiliza o Dia Internacional da Luta pela Saúde das Mulheres. Dependendo do resultado de cada ação, ela é usada outra vez, só que com outro tema no ano seguinte.
Fonte: Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.
DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.
Chegou a hora dos médicos manifestarem sua revolta contra a Medida Provisória 568/2012, que interfere na remuneração dos médicos servidores públicos federais. Uma audiência pública, marcada para a próxima terça-feira (5), vai debater o tema na Câmara dos Deputados. Para mobilizar os parlamentares, médicos devem lotar o plenário, em um momento de luta e de união para reivindicarem a retirada dos profissionais da medida.
ResponderExcluirhttp://portal.fenam2.org.br/portal/showData/399242