ORIGEM DA DATA
No mês de maio comemora-se o dia do Assistente Social. A data tem origem em 15 de maio de 1891, quando o Papa Leão XIII publicou a Encíclica "Rerum Novarum" que apresentou ao mundo as diretrizes da Doutrina SOCIAL da Igreja. Esta foi a primeira Encíclica Social escrita por um Papa e dissertava sobre o posicionamento da Igreja no enfrentamento aos graves problemas sociais das sociedades européias.Os assistentes sociais europeus da época ficaram completamente atônitos frente à revelação dos problemas sociais existentes, pois sua formação ainda era precária e passaram a usar os ensinamentos contidos na Encíclica Social como fundamento para o seu trabalho.
A ASSISTÊNCIA SOCIAL NA AMÉRICA
Esta profissão surgiu em 1898, em Nova Iorque, EUA. A ascensão da sociedade burguesa dominante (com o surgimento das classes sociais) necessitava de profissionais que assistissem a classe proletária como uma forma de exercer um certo controle sobre o proletariado.Não existia uma metodologia ou teoria sobre a profissão. Na verdade, nem se sabia o que era realmente a profissão.
Verdadeiramente, o SERVIÇO SOCIAL surgiu da forma moderna em virtude da emergência das questões sociais, da desigualdade social, econômica e/ou cultural, problemas oriundos de uma sociedade capitalista amadurecida: Capital X Trabalho.
O ASSISTENTE SOCIAL NÃO É PATERNALISTA
O Bacharel em Serviço Social, uma profissão de curso superior que objetiva estudar as expressões das questões sociais. É preciso conhecer sociologia, psicologia, economia, ciências políticas, ética e antropologia.Ao contrário da sua origem "controladora", O SERVIÇO SOCIAL MODERNO é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se associa ao instrumento científico multidisciplinar das Ciências Humanas e das Ciências Sociais para analisar e intervir nas "questões sociais" de forma qualificada, intervindo, atuando na área investigativa da sociedade através de pesquisa e análise da realidade social, atuando também na execução e avaliação das políticas sociais que defendem e ampliam os direitos humanos.
A missão da Assistência Social é o bem estar do ser humano, dando especial atenção às carências e ao fortalecimento daqueles que são vulneráveis, oprimidos e que vivem na pobreza. Uma característica histórica que define o serviço social é a preocupação da profissão no que diz respeito ao bem estar individual num contexto social, e ao bem estar da sociedade. É fundamental ter em atenção às forças ambientais que criam, contribuem e abordam os problemas da vida.
Os campos de adoção são amplos: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência, administração pública, serviço judiciário, entre outros.
O SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DE SAÚDE
Segundo o Ministério, são algumas atribuições do serviço social na área de Saúde:- Discutir com os pacientes e /ou responsáveis situações problemas;
- Acompanhamento social do tratamento da saúde;
- Estimular o doente a participar do seu tratamento de saúde;
- Discutir com os demais membros da equipe de saúde sobre a problemática do paciente, interpretendo a situação social do mesmo;
- Informar e discutir com os pacientes sobre seus direitos sociais, mobilizando-o ao exercício da cidadania (como adquirir medicamentos e equipamentos gratuitos, seguridade do INSS, entre outros);
- Elaborar relatórios sociais e pareceres sobre matérias especificas do Serviço Social;
- Participar de reuniões técnicas da equipe interdisciplinar da unidade; e
- Discutir com os familiares sobre a necessidade de apoio na recuperação e prevenção da saúde do paciente.
Os problemas emocionais decorrentes de uma enfermidade, afastamento de familiares, diagnóstico, entre outros, são motivos de angústia para o paciente.
O Assistente Social atua junto ao paciente e sua família, no sentido de amenizar as angústias e ajudar a encontrar soluções para problemas, enfrentamento de novas realidades pós- internação ou buscar meios para amenizar problemas sócio-econômicos e sociais.
Os familiares trazem para o profissional suas aflições, decepções etc. O Assistente Social adquire subsídios para mediar a relação paciente e família, a fim de evitar a rejeição familiar.
Não se impressione se encontrar um Assistente Social visitando lares de famílias que desejam adotar uma criança; como testemunha em casos judiciais de várias naturezas, ou ainda, se o encontrar em um presídio, conversando com um detento.
Ajudar a vencer os obstáculos da vida é o ofício do Assistente Social.
Fonte: Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.
DISCLAIMER: Todo e qualquer conteúdo apresentado nas páginas do Blog do HelpSaúde tem caráter estritamente informativo e educacional, e de nenhuma maneira substitui as informações ou apreciações de especialistas das respectivas áreas de interesse aqui apresentadas. O conteúdo de posts escritos por prestadores de saúde cadastrados no HelpSaúde são de responsabilidade do autor, logo a HelpSaude Brazil SA, proprietária do Blog (blog.helpsaude.com) e do Site (www.helpsaude.com) se exime de qualquer encargo ou obrigação.
Comentários
Postar um comentário