Pular para o conteúdo principal

Auto-Exame da Mama

Importância

O índice de câncer de mama nas últimas décadas no Brasil aumentou 68 % do que era antes. Hoje em dia, o câncer representa a maior taxa de mortalidade entre mulheres de 40 a 69 anos de idade. Aproximadamente 80 % dos tumores são detectados pelas mulheres durante o auto-exame da mama.

O que é?

O auto-exame de mama é um exame que a mulher pode fazer em si mesma, de preferência mensalmente, com o propósito de verificar a presença de câncer nos seios. A maior parte dos casos de câncer de mama são descobertos através deste exame. Quando a doença é descoberta e tratada cedo, as chances de cura aumentam consideravelmente.


O que procurar?

Quando fizer o exame da mama, a mulher deve procurar ondulações, caroços, chegar a espessura dos seios e checar se a mama está liberando algum tipo de líquido.

Quando fazer?

Recomenda-se que o exame seja feito uma vez por mês, logo após o termino do período menstrual da mulher. Se a mulher já teve a menopausa ou teve histerectomia, deve fazer o exame também uma vez por mês, mas sem data certa. Porém é necessário que todos os meses ela faça o exame no mesmo dia. Exemplo: Todo dia 11 .

Como fazer?

Passo 1: Fala o exame no chuveiro, pois com seus dedos e corpo molhados, há um deslize maior e uma maior facilidade de achar alguma diferença. Com os dedos esticados, percorra todo o seu seio procurando alguma anormalidade.

Passo 2: Fique em frente ao espelho de sua casa e olhe seus seios. Primeiro com os braços esticados ao lado do corpo, depois com as mãos na cabeça e por ultimo com as duas mão apertando a cintura.

Passo 3: Examine seu seio com a mão oposta (exemplo, seio direito com a mão esquerda) enquanto estiver sentada ou de pé. Faça de forma circular, partindo do centro até a parte de fora.

Passo 4: Faça a mesma coisa do passo número 3, porém agora, faça deitada.

Passo 5: Aperte o mamilo de cada seio gentilmente entre o polegar e o dedo indicador. Fale para seu médico imediatamente caso ocorra alguma descarga de fluido.

Não tenha medo

Muitas mulheres têm medo e até vergonha de fazer este exame, porém não é preciso. Este exame é muito importante e ele previne e detecta a maior parte dos casos de câncer de mama nas mulheres.
Quando procurar um médico?
Quando achar algo de anormal em seu seio, visite seu médico. Caso não tenha, procure um perto de você no site do HelpSaúde. Um especialista pode dizer melhor sobre o que você encontrou de diferente em seu corpo.

ATENÇÃO:

O que é recomendado pelos médicos e pelo Ministério da Saúde, é que as mulheres façam um exame mais completo como a mamografia e/ou ultrassonografia mamária com acompanhamento médico. Mamografia é o método diagnóstico do câncer de mama que utiliza raios-X, sendo atualmente o mais eficaz para a detecção precoce do câncer.


Fonte: Editoria HelpSaúde.

Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Todos nós já ouvimos falar sobre doenças sexualmente transmissíveis , sabemos que é um problema alarmante, por isso é sempre bom manter os olhos abertos e se cuidar, afinal de contas nos dias de hoje, com tanta informação e métodos para prevenção não podemos dar chance ao azar. As DST’s são variadas , citaremos algumas e falaremos um pouco de cada para deixar você leitor a par de cada uma delas. AIDS (HIV) – A Aids é a doença sexualmente transmissível mais conhecida e também a mais preocupante . Até hoje não foi descoberta a cura para este vírus, apenas medicamentos para controlá-lo. Os sintomas variam, alguns deles: forte febre, diarréia, feridas na pele; Sífilis – É uma doença que se caracteriza por lesões na pele e mucosas. 60% dos casos acontecem nos homens e a sífilis se não for tratada pode causar a morte . Gonorréia – Sintomas da gonorréia são ardência ao urinar e febre baixa. O combate vem com a higiene adequada ao local e uso de medicamentos. A gonorréia precisa s

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER: