terça-feira, 18 de outubro de 2011

18 de Outubro, Dia Mundial do Médico

Para ter uma vida saudável e hábitos de proteção à saúde é preciso consultar um médico periodicamente. Eles são essenciais no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que afetem ou venham a afetar nossa saúde e bem estar.
Por isso, 18 de outubro, Dia Mundial do Médico o HelpSaúde presta homenagem a esses profissionais estudiosos e muito respeitados que abdicam do seu tempo para prestar socorro e auxílio aos seus pacientes.
Com tudo, aproveitamos para lembrar algumas especialidades e suas funções:
Alergologia: cuida do diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas. Os alérgenos mais comuns são poeira doméstica, ácaro, alimentos, picada de insetos, pelo de animais, fungos entre outros.
Cardiologia: estuda o sistema cardiovascular assim como seu funcionamento e anatomia. Cuida das doenças de coração, veias e artérias. O aparecimento de doenças cardiovasculares pode surgir por hereditariedade, idade e sexo, fatores dos quais não se podem interferir. O fumo, obesidade, alto colesterol e alta pressão arterial são fatores dos quais se podem interferir que provocam doenças cardiovasculares.
Dermatologia: cuida do diagnóstico e tratamentos de doenças que atacam a pele e doenças dos anexos cutâneos: cabelos, unhas e mucosas (boca e genitais). A pele protege o corpo contra agressões externas.
Pediatria: voltada para a assistência de crianças e adolescentes nos aspectos preventivos incluindo a vacinação, o aleitamento materno, acompanhamento do crescimento saudável e prevenção de acidentes e nos aspectos curativos englobando os procedimentos e tratamentos de doenças provocadas em crianças e adolescentes.
Ginecologia: estuda o aparelho genital composto por vagina, ovários, útero e trompas de falópio, sendo responsável por cuidar da saúde da mulher, desde a infância até a terceira idade.
Urologia: trata do sistema reprodutor dos homens e do sistema urinário de homens, mulheres e crianças, cuidando dos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. Algumas das doenças cabíveis da urologia são: cálculo renal, infertilidade masculina, disfunção erétil, câncer de pênis e câncer de testículo.
Encontre médicos com essas e outras especialidades fazendo uma busca no HelpSaúde.

Fonte: Editoria HelpSaúde.Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário