Pular para o conteúdo principal

Facetas Laminadas em Porcelana uma Solução Estética Definitiva

É notório o fato de que a prática odontológica vem sofrendo significativas mudanças nos últimos anos, destacando-se na área da estética dental, a evolução dos materiais e as técnicas que tornaram possíveis as colagens, fazendo com que a odontologia restauradora preserve mais os tecidos sadios tornando os procedimentos restauradores menos invasivos. Já não é mais mistério a adesão contra o esmalte, dentina, cerâmica e resinas.

O uso das facetas laminadas para solucionar problemas estéticos, é resultado dessa evolução. Essa técnica visa recobrir apenas a parede vestibular ( parte de fora) dos dentes esteticamente comprometidos, com uma lâmina de porcelana que fica unida ao dente através de fixação adesiva, permitindo a modificação de forma e cor dando-lhes a harmonia e a estética desejada, porem sem comprometer o dente estruturalmente, sendo portanto um procedimento extremamente conservador, quando comparado as próteses convencionais, como por exemplo as coroas de jaqueta. As facetas estão indicadas para todos aqueles dentes anteriores que por comprometimento estético ou funcional necessitem ter a sua forma ,tamanho e ou cor restaurados. Apesar das facetas laminadas se constituírem em um recurso eficaz e relativamente simples, quando comparada a procedimentos protéticos convencionais, a sua utilização ainda é um recurso distante da maioria dos consultórios, seja por falta de informação, seja por insegurança quanto a sua efetividade, lembrando que as técnicas adesivas necessitam de conhecimentos técnicos específicos.

As facetas laminadas em porcelana, estão indicadas na forma e correção de dentes anômalos ou ectópicos,na harmonização de espaços interdentais(dentes muito separados , com diastema), não requerendo nestes casos o uso de brocas para preparo do/s dente/s.

Estão indicadas também nos casos de perda da estrutura dental, por cárie, por restaurações que não conseguiram atender aos padrões de estética, dentes que não responderam satisfatoriamente ao tratamento clareador, e ainda nos dentes comprometidos por fratura. São indicadas por fim na correção estética dos pacientes com hábitos para funcionais e naqueles portadores de próteses metaloplásticas bem adaptadas cujas facetas em resina estejam comprometidas esteticamente por desgaste ou alteração de cor, evitando-se a substituição de toda a prótese e conseqüentemente, diminuindo-se consideravelmente o tempo de tratamento e os custos necessários a substituição de um trabalho protético que ainda atende satisfatoriamente a função e a saúde, embora com a estética comprometida.

As facetas de porcelana estão contra indicadas nos casos de perda estrutural que comprometa a resistência do dente, nos casos de dentes com comprometimento oclusal, nos dentes vestibularizados ( aqueles que necessitam de correção ortodôntica prévia) e nos dentes que não possuam disponibilidade de esmalte.

Fonte: Luiz Alberto Ferraz de Caldas. CFO: RJ CD 7724

Cirurgião Dentista cadastrado no Help Saúde.


Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Furúnculo

O que é furúnculo? Trata-se de uma doença de pele razoavelmente comum. Ela surge quando existe inflamação nos folículos pilosos, que são as cavidades onde nascem os pelos . Este poro aonde surgiu inflamação acaba sendo contaminado por bactérias que costumam colonizar a pele. O resultado é o acúmulo de pus e tecido morto dentro do poro . Com a expansão da infecção , a pele ao redor vai sendo atingida. Forma-se um orifício maior com o seu contorno bastante doloroso, avermelhado e inchado. Costuma ser causado pela bactéria estafilococos . Pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Mas, surge principalmente em locais de maior atrito ou transpiração como axilas, virilhas, nádegas, face interna das coxas ou pescoço. Quando a bactéria entra no folículo, se espalha e forma-se uma lesão dolorosa, com tamanho variando de acordo com a profundidade do folículo atingido. A lesão tem aspecto enrijecido, quente e de coloração avermelhada. O centro da lesão tem tom amarelado, devido à necros