Pular para o conteúdo principal

Osteoporose: "O Ladrão Silencioso"

Muitas pessoas desconhecem a natureza fisiológica dos ossos, pensando tratar-se de elementos estáticos, meramente estruturais, comparando-os às pilastras e vigas de uma construção. Mas os ossos são órgãos muito ativos biologicamente e passam no dia a dia por um processo chamado de remodelação, pelo qual os ossos se renovam através da absorção de osso antigo e produção de osso novo. Este processo, que deve manter-se balanceado, pode em alguns casos tender ao desequilíbrio, com predomínio de uma destas ações.
Na osteoporose, doença muito mais comum que se pensa, há um predomínio da absorção óssea, sem formação de novo osso que compense isto, levando ao enfraquecimento destes órgãos e em última análise, a um risco maior de fraturas. Ela recebeu o apelido de “ladrão silencioso” por causa de seu modo de roubar a resistência dos ossos, geralmente sem dar nenhum sintoma, até já estar muito avançada ao ponto de ocorrerem as fraturas, como por exemplo, de fêmur ou das vértebras da coluna.
As duas principais medidas para se evitar a temidas fraturas são prevenir a osteoporose com hábitos saudáveis e fazer o mais precoce possível seu diagnóstico para iniciar o tratamento adequado. O diagnóstico deve ser feito pelo médico, com base na história do paciente e em exames complementares, como a densitometria óssea.
Determinados fatores de risco para o aparecimento desta doença são reversíveis e por isso podem ser abordados, levando a prevenção, outros infelizmente não o são. A idade avançada e a influência genética são exemplos de situações irreversíveis contra as quais não temos como lidar. A diminuição dos hormônios, como o estrogênio no caso das mulheres após a menopausa, pode ser tratada, embora esta não seja uma indicação para terapia de reposição hormonal devido aos riscos envolvidos. O baixo consumo de Cálcio, a deficiência de Vitamina D, o uso de certas medicações como os corticóides, o hábito de fumar, o consumo em excesso de álcool e o sedentarismo podem ser citados como os fatores mais frequentes, dentre os que podem ser modificados.
Ingerir pelo menos três porções diárias de leite e derivados (desnatado também vale) e legumes verdes como o brócolis, praticar exercícios regularmente, preferencialmente com um pouco de exposição ao sol, cessar o tabagismo e reduzir a quantidade de álcool são medidas que quase todos sabem que farão bem ao seu coração. Agora sabem que o farão também aos seus ossos!


Fonte: Gustavo Gomes Resende. CRM: MG 37796

Reumatologista cadastrado no Help Saúde.


Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco! O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde? É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria. Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, cor

Os Perigos escondidos nos Alimentos: Peixe-espada

Sabiam que pode ser perigoso consumir certos peixes? Médicos alertam sobre os danos que podem ser causados por metais pesados, presentes em grandes quantidades em alguns peixes.  O alerta serve especialmente para mulheres que estão grávidas ou planejando ficar. O Dr. Philip Landrigan, pediatra da escola de medicina de Mount Sinai, diz que nesse período, evitar peixes com muito mercúrio é uma prioridade. O peixe-espada contém níveis elevados de mercúrio, um metal que pode danificar fetos em desenvolvimento e até causar ataques cardíacos em adultos. No entanto, sabemos da importância de se comer peixes regularmente, para se obter a dose diária de omega-3, um ácido graxo que diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue (LDL) e aumenta a do colesterol bom (HDL).  A solução? Comam peixes que não contêm grandes quantidades dessas substâncias nocivas, como o salmão, atum e truta e façam rotineiramente um check-up preventivo . Equipe HelpSaúde Fonte: Rodale DISCLAIMER:

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Todos nós já ouvimos falar sobre doenças sexualmente transmissíveis , sabemos que é um problema alarmante, por isso é sempre bom manter os olhos abertos e se cuidar, afinal de contas nos dias de hoje, com tanta informação e métodos para prevenção não podemos dar chance ao azar. As DST’s são variadas , citaremos algumas e falaremos um pouco de cada para deixar você leitor a par de cada uma delas. AIDS (HIV) – A Aids é a doença sexualmente transmissível mais conhecida e também a mais preocupante . Até hoje não foi descoberta a cura para este vírus, apenas medicamentos para controlá-lo. Os sintomas variam, alguns deles: forte febre, diarréia, feridas na pele; Sífilis – É uma doença que se caracteriza por lesões na pele e mucosas. 60% dos casos acontecem nos homens e a sífilis se não for tratada pode causar a morte . Gonorréia – Sintomas da gonorréia são ardência ao urinar e febre baixa. O combate vem com a higiene adequada ao local e uso de medicamentos. A gonorréia precisa s