terça-feira, 25 de outubro de 2011

Facetas Laminadas em Porcelana uma Solução Estética Definitiva

É notório o fato de que a prática odontológica vem sofrendo significativas mudanças nos últimos anos, destacando-se na área da estética dental, a evolução dos materiais e as técnicas que tornaram possíveis as colagens, fazendo com que a odontologia restauradora preserve mais os tecidos sadios tornando os procedimentos restauradores menos invasivos. Já não é mais mistério a adesão contra o esmalte, dentina, cerâmica e resinas.

O uso das facetas laminadas para solucionar problemas estéticos, é resultado dessa evolução. Essa técnica visa recobrir apenas a parede vestibular ( parte de fora) dos dentes esteticamente comprometidos, com uma lâmina de porcelana que fica unida ao dente através de fixação adesiva, permitindo a modificação de forma e cor dando-lhes a harmonia e a estética desejada, porem sem comprometer o dente estruturalmente, sendo portanto um procedimento extremamente conservador, quando comparado as próteses convencionais, como por exemplo as coroas de jaqueta. As facetas estão indicadas para todos aqueles dentes anteriores que por comprometimento estético ou funcional necessitem ter a sua forma ,tamanho e ou cor restaurados. Apesar das facetas laminadas se constituírem em um recurso eficaz e relativamente simples, quando comparada a procedimentos protéticos convencionais, a sua utilização ainda é um recurso distante da maioria dos consultórios, seja por falta de informação, seja por insegurança quanto a sua efetividade, lembrando que as técnicas adesivas necessitam de conhecimentos técnicos específicos.

As facetas laminadas em porcelana, estão indicadas na forma e correção de dentes anômalos ou ectópicos,na harmonização de espaços interdentais(dentes muito separados , com diastema), não requerendo nestes casos o uso de brocas para preparo do/s dente/s.

Estão indicadas também nos casos de perda da estrutura dental, por cárie, por restaurações que não conseguiram atender aos padrões de estética, dentes que não responderam satisfatoriamente ao tratamento clareador, e ainda nos dentes comprometidos por fratura. São indicadas por fim na correção estética dos pacientes com hábitos para funcionais e naqueles portadores de próteses metaloplásticas bem adaptadas cujas facetas em resina estejam comprometidas esteticamente por desgaste ou alteração de cor, evitando-se a substituição de toda a prótese e conseqüentemente, diminuindo-se consideravelmente o tempo de tratamento e os custos necessários a substituição de um trabalho protético que ainda atende satisfatoriamente a função e a saúde, embora com a estética comprometida.

As facetas de porcelana estão contra indicadas nos casos de perda estrutural que comprometa a resistência do dente, nos casos de dentes com comprometimento oclusal, nos dentes vestibularizados ( aqueles que necessitam de correção ortodôntica prévia) e nos dentes que não possuam disponibilidade de esmalte.

Fonte: Luiz Alberto Ferraz de Caldas. CFO: RJ CD 7724

Cirurgião Dentista cadastrado no Help Saúde.


Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para artigos@helpsaude.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário